BCAA

10-10-2012 06:52

 

BCAA (AMINOÁCIDOS DE CADEIA RAMIFICADA)
 

A suplementação com BCAA evita a perda de massa muscular e força, decorrente de treinamento pesado, onde o BCAA é recrutado como fonte de energia. Também é importantíssimo para a síntese protéica e construção dos músculos, uma baixa oferta destes aminoácidos pode trazer fortes prejuízos nesses dois processos. Sendo assim, utilizado como um poderoso suplemento anabólico e anti-catabólico para praticantes de musculação.

Outro beneficio do BCAA como suplemento anabólico, está na capacidade de estimular a produção do hormônio do crescimento (GH), insulina e da testosterona, ajudando no aumenta da massa muscular de forma indireta.

Parece que a proporção mais efetiva destes aminoácidos é de 2:1:1 de Leucina para Isoleucina para Valina, respectivamente.

Deve ser administrado antes e após o treinamento com peso, sempre com sucos, e nunca durante as refeições, para que não concorram com outros aminoácidos. De um intervalo de 15-30 minutos entre a administração de BCAA e a refeição.


A suplementação com os aminoácidos leucina, isoleucina e valina (Branched Chained AminoAcids - BCAA) tem sido bastante estudada em função do papel destes aminoácidos na instalação do quadro de fadiga central durante o exercício prolongado. Nesta situação, sua menor concentração plasmática favoreceria a entrada do triptofano-livre no SNC, levando à geração de 5 hidroxi-triptamina, precursor da serotonina. A serotonina, por sua vez, é um dos principais neurotrasmissores envolvidos na modulação do processo da fadiga central.Os BCAAs também estão sendo estudados por seus efeitos anabólicos e anticatabólicos. A síntese protéica é o processo pelo qual aminoácidos são unidos por ligações peptídicas formando uma cadeia. Estas cadeias ou grupos de cadeias fundem-se em uma estrutura com configuração tridimensional, que conhecemos como proteína. Todas as proteínas, inclusive as proteínas contráteis (actina e miosina),  são fabricadas tendo como matéria-prima o pool ("conjunto") de aminoácidos livres. Desta forma, em situação em que a disponibilidade de aminoácido está limitada pode haver prejuízo dos processos de síntese protéica. Algumas pesquisas têm demonstrado que a suplementação com BCAA tem sido mais eficiente em promover o aumento da taxa de síntese protéica quando comparada à ingestão de proteínas encontradas nos alimentos. Experimentos realizados em laboratório demonstraram que os BCAA são tão eficientes quanto uma mistura com 20 aminoácidos diferentes para evitar degradação protéica em células do miocárdio ou do músculo esquelético submetidas a estímulos catabólicos.BCAA (AMINOÁCIDOS DE CADEIA RAMIFICADA)

Especula-se também que a suplementação de BCAA possa promover anabolismo de forma indireta, estimulando a liberação de alguns hormônios. Dentre tais hormônios estariam o hormônio de crescimento (GH), a Insulina e a Testosterona. É importante ressaltar que a leucina, dos três BCAA, é aquela que pode apresentar a maior resposta anabólica, embora essa questão precise ser mais bem esclarecida. As alterações hormonais sofridas em resposta ao exercício também podem ser alteradas através da suplementação com BCAA, capaz de promover a manutenção favorável da razão testosterona/cortisol.

Foi demonstrado que ao se comparar a ingestão de uma mesma quantidade de proteínas encontradas no leite (10g) com a mesma de BCAA (12g), a ingestão destes últimos modificou o padrão das alterações hormonais em resposta ao estresse imposto pelo exercício.

Outros estudos destacam o papel da Leucina como regulador do metabolismo protéico. Em condições de degradação protéica aumentada, a administração de Leucina diretamente na circulação foi capaz de reduzir o fenômeno catabólico. Essa ação anticatabólica da Leucina parece não ser direta e sim devido à ação de seus metabólitos formados em nosso organismo, o alfa-cetoisocaproato, KIC e o beta-hidroxi-beta-metil butirato, o HMB. O papel destes dois compostos é, hoje, alvo de grande número de pesquisas.

A exposição a altas altitudes, onde o ar é rarefeito, tem demonstrado uma redução na massa muscular. A hipoxia parece alterar o metabolismo protéico ocasionando uma diminuição da massa muscular. A suplementação com BCAA (2,4g administrada três vezes/dia) minimiza este quadro, mediante, provavelmente, um estímulo de síntese.

Os resultados dos estudos aqui citados sugerem, portanto, que os chamados BCAA podem ter um papel mais especializados em relação aos processos de síntese/degradação protéica. É fundamental destacar, no entanto, que tais resultados são preliminares e ainda existem poucas pesquisas, principalmente sobre os efeitos do suplementação crônica de aminoácidos isolados, que permitem estabelecer com segurança o papel destes no metabolismo humano.

Livro Nutrição e Suplementação Esportiva - completo

BCAA (AMINOÁCIDOS DE CADEIA RAMIFICADA)

E sua efetividade na saúde e performance

O BCAA é um aminoácido de cadeia ramificada formado por três nutrientes essenciais: leucina, isoleucina e valina, encontrado principalmente em alimentos de origem animal. No mercado também têm sido encontrado alguns suplementos de BCAA extraído do melaço da beterraba.

Após a ingestão do BCAA, a absorção ocorre no intestino, onde vai ser transportado até o fígado para ser utilizado como síntese protéica, e distribuído, via circulação sistêmica, o qual se deposita preferencialmente no músculo esquelético.

Vários estudos têm demonstrado que a suplementação com BCAA está associada à melhora do estado catabólico comumente observado nos pacientes com cirrose, encefalopatia hepática e pode ser útil na prevenção da falência hepática progressiva.

Nos exercícios físicos, o BCAA tem sido estudado pelo seu efeito anabólico e anti-catabólico. Segundo alguns estudos, a suplementação com BCAA pode retardar a fadiga central, pois durante o exercício intenso prolongado, o glicogênio muscular pode ser depletado e o músculo pode aumentar sua dependência dos BCAA's como fonte de energia, reduzindo a proporção plasmática de BCAA com relação ao triptofano.

Como o BCAA compete com o triptofano para entrar no cérebro, uma baixa proporção facilitaria a entrada do triptofano para formar serotonina, levando a fadiga central. Já a suplementação com BCAA, pode retardar a fadiga central por aumentar a proporção do BCAA com relação ao triptofano.

Com relação ao aumento da massa muscular existem trabalhos, mostrando que o BCAA antes dos exercícios aumenta a síntese protéica por estimular alguns hormônios, tais como os de crescimento (GH), a insulina e a testosterona, melhorando assim a massa muscular.

Em esporte de longa duração, a diminuição do BCAA pode levar a uma supressão do sistema imune através da diminuição dos níveis de glutamina. Neste caso, o BCAA pode melhorar a resposta imune em atletas por evitar a redução da glutamina durante o exercício.

Em um estudo com 12 atletas de elite foram suplementados com seis gramas/dia durante um mês antes da competição. A suplementação de BCAA evitou a diminuição da glutamina e diminuiu a incidência de infecções.

Sendo assim, alguns estudos têm mostrado efeitos da suplementação com BCAA no auxílio nahipertrofia muscular, ação anticatabólica; retardo da fadiga central, melhora da performance, poupador dos estoques de glicogênio muscular, aumento dos níveis plasmáticos de glutamina, após o exercício intenso, podendo fortalecer o sistema imunológico.

A suplementação é relativamente segura, contudo o excesso pode inibir a absorção de outros aminoácidos, além disso, no caso de doses excessivas pode causar uma maior retenção de líquido, levando a um mal estar gastrointestinal. O ideal é sempre consultar um profissional capacitado antes de iniciar a suplementação.

ARTIGO ESCRITO POR:
Dra. Catarina Stocco, nutricionista, especialista em nutrição clínica e esportiva
Revista Performance Nutrition

BCAA (AMINOÁCIDOS DE CADEIA RAMIFICADA)

Dosagem x eficácia.

O que dizem os estudos?

Dosagens são importantes em qualquer tipo de suplemento. Quando se toma um produto em excesso se joga dinheiro fora, e quando se toma menos do que o necessário não se atinge o efeito desejado, e o BCAA não é exceção.

Estudos indicam benefícios da suplementação com BCAA em várias áreas, inclusive na ajuda da recuperação muscular e na manutenção dos níveis intracelulares de BCAA.

O que a maioria das pessoas não sabe é que a dosagem usada para se obter estes efeitos, conforme os estudos demonstram, está muito acima daquela disponível em muitos dos produtos no mercado que contém BCAA.

Vários produtos contendo BCAA em forma líquida prometem recuperação muscular dentre outros benefícios, mas para se alcançar a dose necessária seria preciso tomar-se de 3 a 10 frascos do produto.

Estudos têm comprovado várias doses de eficácia para o BCAA variando entre 0.77mg/kg a 5-20 gramas dia. Usando-se uma aritmética mais eficiente, a da miligramagem por quilo de peso corpóreo (0.77mg/kg), uma pessoa que pesa 79 quilos deveria ingerir 6000mg ou 6 gramas de BCAA para ingerir uma dosagem equivalente a maioria dos estudos.

Usando-se outra dosagem de um estudo equivalente (100mg/kg) obteríamos um total de 7900mg ou 7.9g de BCAA.

Sugestão: A vantagem está sempre em procurar produtos com alto teor de BCAA.

Mixes de BCAA, como o BCAA líquido, geralmente contém vários outros ingredientes como dextrose, maltodextrina e amido.

Adicionalmente contém corantes como a tartrazina (componente sendo banido na maioria dos países europeus).

Como se isso não bastasse a dosagem de BCAA fica somente entre \1 - 1.5 gramas por frasco. Ou pelo menos é isso que diz o rótulo.

A FDA (Órgão de Saúde Americano diz): O órgão de saúde Americano libera para livre consumo todos os amino ácidos, inclusive os de cadeia ramificada (BCAA).

Não existe dosagem estabelecida de consumo por dia e portanto a mesma é livre.

A ANVISA (Agência de Vigilância Sanitária diz): A dosagem recomendada pelo órgão é de 10mg/kg/dia para Isoleucina, 14mg/kg/dia para Leucina, e 10mg/kg/dia para Valina. Em conjunto isso perfaz um total de 34mg/kg/dia de BCAA.

ARTIGO ESCRITO POR:
Material publicado em propaganda da consagrada marca de suplementos Radical USA be number one

 

  SUPLEMENTOS ALIMENTARES NACIONAIS E IMPORTADOS...zeu_no3@hotmail.com  cel:992705112

 

 

 


NÃO BASTA TER FORÇA,TEM QUE TER DETERMINAÇÃO

 

 

 

Notícias

FIT4 -ALPHAVILLE,GRANDES PROMOÇÕES DE NATAL.

18-12-2010 09:26

 

ULTIMAS NOTICIAS, ESPORTES

18-12-2010 09:25

 Confira as negociações para a temporada 2011: participe aprovando ou cornetando

Uma nova postura

Felipe promete ter bom comportamento: ‘Volto para tentar mudar a imagem ruim’

Uma nova postura (Uma nova postura (EFE))
Esporte brasileiro faz história sob
uma temperatura de 18° negativos (TV Globo)

MARATONA NO GELO

Esporte brasileiro faz história sob 
uma temperatura de 18° negativos

Carioca Bernardo Fonseca vence e bate o recorde da corrida de 100km na Antártida

NBA

Nenê na disputa para atuar no 
All-Star Game

Pivô pode ser o 1º brasileiro no jogo

TÊNIS

Guga vai desfilar pela Grande Rio neste carnaval

Florianópolis é o enredo da escola

Quem foram
os melhores do ano? Vote aqui (Montagem sobre foto de Divulgação)

PRÊMIO BRASIL OLÍMPICO

Quem foram 
os melhores do ano? Vote aqui

Ajude a escolher os vencedores de 2010

Grave um vídeo mostrando que você é capaz (Globoesporte.com)

BASQUETE

Grave um vídeo mostrando que você é capaz

O mais criativo será
o campeão. Participe

publicidade

últimas notícias

NOTICIAS DE HOJE

18-12-2010 09:17

 

 

VÍDEO Exercícios para crianças baseados em yoga e psicomotricidade

17-12-2010 15:57

 

 

Polêmica da pulseira de equilibro

17-12-2010 15:32

 

 

 
 

 

GYM BALL- RE-21015 (55cm) - Laranja 10x R$ 13,30 RE-21016CH (65cm) - Verde 10x R$ 15,20 RE-21017 (75cm) - Azul 10x R$ 17,30

17-12-2010 10:53

                                                

Deputados estaduais seguem exemplo do Congresso e aprovam aumento dos próprios salários

17-12-2010 10:52

 

Deputados estaduais seguem exemplo do Congresso e aprovam aumento dos próprios salários

Em São Paulo, salários passarão de R$ 12.384,37 para R$ 20.042,35, diz jornal

Os deputados estaduais apressaram-se em seguir o exemplo de senadores e deputados federais, que aprovaram para si um aumento salarial de 62% na última quarta-feira. Por todo o país, as Assembleias correm para colocar na pauta de votação, antes do recesso de fim de ano, projetos que garantam reajustes aos Legislativos estaduais.

Contas públicas: Saiba quanto ganham (de verdade) os políticos

De acordo com a edição desta sexta-feira do jornal O Estado de S. Paulo, os deputados estaduais de São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso e Rio Grande do Norte, prevendo que o reajuste do Congresso seria aprovado, já haviam se antecipado e garantido a aprovação de um texto que lhes garante um salário equivalente a 75% do que ganham os deputados federais, cujos salários passaram de 16.512,09 reais para 26.723,13 reais.

Participe da enquete: na sua opinião, quanto devem ganhar os políticos brasileiros?

Na quinta-feira, foi a vez as Assembleias Legislativas do Pará, Ceará e Mato Grosso do Sul votarem o reajuste. Enquanto isso, os deputados estaduais da Bahia, Rio Grande do Sul e Pernambuco correm para votar o próprio aumento na semana que vem, a última de trabalho dos parlamentares em 2010.

Para e ter uma ideia, os salários de deputados paulistas passarão de 12.384,37 reais para 20.042,35 reais – o que resultará num gasto extra de 8,3 milhões de reais aos cofres do estado.

PROMOÇÃO DE NATAL FIT4 FITNESS

16-12-2010 16:39

 

 

Brincar faz bem.

16-12-2010 15:59

 

 

anatomia

16-12-2010 12:04

 

ANATOMIA

arte tecnológica 30/06/2010 15:30 Artista pinta retrato com iPad e dedo

16-12-2010 12:02

 arte tecnológica

30/06/2010 15:30

Artista pinta retrato com iPad e dedoArtista pinta retrato com  iPad e dedo

TRON`contos de fadas tecnologico

16-12-2010 12:00

 

Tron: 'conto de fadas' tecnológico

Filme mescla conceitos contemporâneos com essência do passado; veja trailer

Empregos em Educação Fisica

16-12-2010 09:37

 
 
  PESQUISAR
 
 
 
  Clique para ir a Home Page de Empregos    
Home
 
     
 
LOGIN CANDIDATO  
 
LOGIN EMPRESA  
 
 
 
  Total de Vagas 1040
  Total Empregadores 615
     
  Professor de Musculação 300
  Professor de Ginástica 183
  Profissional de Academia 106
  Professor de Ativ. Aquáticas 105
  Instrutor de Ginástica Laboral 83
     
   Busca por outras Vagas  
 
 
 
 
  Profissionais 1509
  Estagiários 841
     
  Professor de Musculação 1598
  Personal Trainer 1402
  Professor Ed. Física Escolar 1373
  Profissional de Academia 1372
  Avaliador Físico 1012
     
   Busca por outros Currículos  
 

Academia: Igreja Católica no RJ cria Pastoral do Esporte e coloca os fiéis para treinar

15-12-2010 16:45

 

29/11/2010 • Academia • 219 visitas

Academia: Igreja Católica no

RJ cria Pastoral do Esporte

e coloca os fiéis para treinar

Fonte: O Dia Onlinepublicidade

Professores fazem oração e estudo bíblico antes de começar o exercício.Estudo indica que ouvir trechos da Bíblia alusivos à força aumenta o rendimento.

Rio - A imagem de Nossa Senhora, um instrutor na frente e os fiéis enfileirados: está na hora de começar a malhação! “Com a graça de Deus, vamos queimar essas gordurinhas”, anima o professor: “Fé na santa e força nos músculos!”

Buscar inspiração religiosa para praticar exercício físico está ficando cada vez mais usual no Brasil. No Rio, foi criada há um ano a Pastoral do Esporte, da Igreja Católica. Padre Lino, responsável pelo projeto, garante que muitos jovens, crianças e idosos estão sendo atraídos para a atividade física na sede da Pastoral, na igreja Cristo Operário, na Vila Kennedy, Z. Oeste.

“Os professores são católicos, sempre fazem oração e estudo bíblico antes de começar o exercício. Temos aulas de caratê, judô, ginástica, alongamento, caminhadas. Em breve, faremos um circuito de bicicletas pelas igrejas do Rio”, antecipa o religioso. Segundo ele, as atividades têm ajudado a reunir mais fiéis. “Se a gente chama as crianças para a catequese, eles não vêm, mas se tiver futebol já anima”, brinca. A dona de casa Mônica Martins de Souza, 33 anos, aderiu à prática. “O fato de estar na Igreja dá um estímulo a mais, sentimos que estamos fazendo a coisa certa, algo abençoado por Deus”, explica. Ela convenceu a filha Larissa, 11, a fazer judô na paróquia.

Em estudo feito por Kenrik Duru, da Universidade da Califórnia, 62 mulheres foram divididas em dois grupos de exercício por 45 minutos. As que ouviram trechos da Bíblia alusivos à força ao poder divino renderam 78% mais.

Moda nos EUA

Nos Estados Unidos, malhação gospel é moda. A personal Donna Joyner lançou até DVD no coro evangélico, e a empresa ChurchFitness se especializou em construir academias em igrejas: já foram 15.

Para o reverendo Marcos Amaral, da Igreja Presbiteriana de Jacarepaguá, esporte e a religião levam ao equilíbrio. “O apóstolo Paulo falava que o corpo é o tempo do espírito santo”, explica.

Para o professor de Educação Física Gilkan da Silva, 49, a parceria com a igreja desperta interesse para o esporte. “Criei turma até de badminton em paróquia. No fim da aula, agradecemos a Deus”, detalha.

Por CRISTINE GERK


Músculos sem excessos

15-12-2010 16:40

 

Novo ideal masculino exige

"barriga tanquinho"

mas proíbe excesso de músculos

Fonte: Folha.com

publicidade

Novo padrão estético tem ligação com o conceito de bem estar.
Modalidades de exercícios se adaptam à procura do público masculino.

Alvos de olhares femininos como Cauã Reymond, Rodrigo Santoro e Cristiano Ronaldo estão na mira dos machos. É que eles têm o "corpo do momento".

Agora, o bom é ser sarado, porém, sem exageros. Às vésperas do verão, e em meio à louca busca da "forma ideal", homens passam a habitar um território que já foi quase exclusivo do mulherio.

Eles têm frequentado aulas que antes só faziam a cabeça delas, como pilates e ginástica localizada. Ganha força o treino funcional. São tempos de menos halteres, mais bolas e elásticos.

"Essa nova tendência dá força e trabalha com o conceito do bem-estar. É um corpo masculino mais saudável", afirma o médico Cláudio Silva, ex-presidente da Acad (Associação Brasileira de Academias).

"Não se pensa só no músculo, mas também no coração e nas articulações. Há preocupação com redução do percentual de gordura, o que se traduz em um corpo definido, não tão volumoso."

Nada de gigante

Está mesmo em baixa, no mundinho das academias, o "shape" megamusculoso, conquistado à base de malhação pesada, suplementos e, em alguns casos, anabolizantes (hormônios sintéticos que ajudam os músculos a crescer mais rápido). Até "pit-boys" ( como ficaram conhecidos os lutadores de jiu-jítsu) estão buscando um físico mais esguio.

Hoje, quando um homem chega na academia, raramente pede séries de hipertrofia (para crescimento excessivo da massa muscular), segundo Saturno de Souza, diretor técnico da rede de academias Bio Ritmo.

Souza prevê o fim do troglodita na sala de musculação. "Ficar gigante já está ultrapassado. Os homens buscam o perfil que está na passarela da moda, um visual mais andrógino."

A verdade é que nunca se cogitou homem marombado no mundo da moda, afirma Anderson Baumgartner, diretor da agência Way Model. "O músculo não pode marcar a roupa." Quando um jovem em começo de carreira lhe pede um conselho, Baumgartner o incentiva a malhar. Entretanto, deixa bem claro: é para ficar magro.

Exercício "De mulher"

Esse corpo masculino da vez foi o destaque da edição de novembro da "Details", revista norte-americana queridinha entre gays e metrossexuais. A revista destaca que muitos homens estão "aprendendo a apreciar os exercícios de alongamento e tonificação que as mulheres vêm utilizando há anos para esculpir seus corpos".

Nessa pegada, o empresário Agnaldo Vecchi, 45, radicalizou. Há seis meses, abriu mão do levantamento de pesos e passou a manter a forma apenas com ioga e pilates --algo inconcebível para adeptos dos urros na hora de suportar aquela supercarga no supino.

"Estou muito satisfeito. Hoje tenho um abdômen mais rígido do que quando fazia musculação", diz.

Para obter o físico dos modelos de publicidade de cuecas, o pilates é a bola da vez.

Tomas Truzzi, 27, que trabalha no mercado financeiro, praticava musculação. Ficou muito repetitivo. Há três anos, inseriu pilates em sua programação de atividades físicas na Cia Athletica.

"Precisava mudar o estímulo e vi que o pilates era uma forma de manter uma boa postura. Mas a maior contribuição é o conhecimento do corpo", diz ele, que também ganhou flexibilidade. "Você consegue isolar o músculo melhor, o que ajuda a não roubar na hora de levantar peso."

Força e resistência

O instrutor norte-americano Tim Fleisher, da rede Pilates StudioFit, é especialista em público masculino. Ele sabe que, para não perder seus alunos, precisa se aproximar deles de uma forma diferente. Os exercícios devem focar mais os membros superiores e têm que desafiar a força e resistência muscular.

"O pilates pode até mesmo ajudar os caras grandes, porque mexe com músculos menores, que geralmente não são trabalhados durante a malhação", explica Fleisher.

Porém, é necessário sensibilidade para manter grandalhões no estúdio. Algumas palavras são proibidas, diz o o instrutor. "Assoalho pélvico", por exemplo, é termo tabu para eles. O exercício de flexão lateral de coluna chamado "sereia" ganha o nome de "escavadeira", na versão testosterona do pilates.

Barriga de gestante

"O pilates presta atenção a detalhes e evita abdômen de grávida", alardeia Fleisher, referindo-se a homens que ficam com a barriga projetada por excesso de músculos.

Na prática, o foco principal são os músculos laterais do abdômen, responsáveis por garantir o tanquinho dos sonhos: seis "gomos" bem definidos e barriga chapada.

Aos poucos, os homens deixam o preconceito de lado e encaram aulas femininas.

Por exemplo o economista Mário Gardano, 55, que trocou musculação por ginástica localizada, e comemora os resultados, apesar das piadas de colegas. "A aula é muito mais dinâmica. Estou muito mais definido do que quando fazia musculação."

Já o caminho do funcionário público Rafael Cavalcante, 27, foi inverso. Da ginástica foi parar na musculação. Começou na academia há três anos com o foco em exercício aeróbico para emagrecer --perdeu 15 quilos.

Rafael pegou gosto e hoje faz, entre outras coisas, "jump", aula em que o praticante salta em cama elástica. "No início, era desengonçado. Agora, sigo a coreografia. Sou quase um expert."

Ele faz musculação, mas rechaça o visual marombeiro, mesmo malhando cinco vezes por semana. "Não quero andar de asa aberta, perder a elegância", diz, referindo-se aos musculosos que caminham de braços abertos por causa do tórax inchado. E segue a luta infinita pelo corpo da vez.

Por RAFAEL BALSEMÃO

 
<< 4 | 5 | 6 | 7 | 8 >>