BCAA

10-10-2012 06:52

 

BCAA (AMINOÁCIDOS DE CADEIA RAMIFICADA)
 

A suplementação com BCAA evita a perda de massa muscular e força, decorrente de treinamento pesado, onde o BCAA é recrutado como fonte de energia. Também é importantíssimo para a síntese protéica e construção dos músculos, uma baixa oferta destes aminoácidos pode trazer fortes prejuízos nesses dois processos. Sendo assim, utilizado como um poderoso suplemento anabólico e anti-catabólico para praticantes de musculação.

Outro beneficio do BCAA como suplemento anabólico, está na capacidade de estimular a produção do hormônio do crescimento (GH), insulina e da testosterona, ajudando no aumenta da massa muscular de forma indireta.

Parece que a proporção mais efetiva destes aminoácidos é de 2:1:1 de Leucina para Isoleucina para Valina, respectivamente.

Deve ser administrado antes e após o treinamento com peso, sempre com sucos, e nunca durante as refeições, para que não concorram com outros aminoácidos. De um intervalo de 15-30 minutos entre a administração de BCAA e a refeição.


A suplementação com os aminoácidos leucina, isoleucina e valina (Branched Chained AminoAcids - BCAA) tem sido bastante estudada em função do papel destes aminoácidos na instalação do quadro de fadiga central durante o exercício prolongado. Nesta situação, sua menor concentração plasmática favoreceria a entrada do triptofano-livre no SNC, levando à geração de 5 hidroxi-triptamina, precursor da serotonina. A serotonina, por sua vez, é um dos principais neurotrasmissores envolvidos na modulação do processo da fadiga central.Os BCAAs também estão sendo estudados por seus efeitos anabólicos e anticatabólicos. A síntese protéica é o processo pelo qual aminoácidos são unidos por ligações peptídicas formando uma cadeia. Estas cadeias ou grupos de cadeias fundem-se em uma estrutura com configuração tridimensional, que conhecemos como proteína. Todas as proteínas, inclusive as proteínas contráteis (actina e miosina),  são fabricadas tendo como matéria-prima o pool ("conjunto") de aminoácidos livres. Desta forma, em situação em que a disponibilidade de aminoácido está limitada pode haver prejuízo dos processos de síntese protéica. Algumas pesquisas têm demonstrado que a suplementação com BCAA tem sido mais eficiente em promover o aumento da taxa de síntese protéica quando comparada à ingestão de proteínas encontradas nos alimentos. Experimentos realizados em laboratório demonstraram que os BCAA são tão eficientes quanto uma mistura com 20 aminoácidos diferentes para evitar degradação protéica em células do miocárdio ou do músculo esquelético submetidas a estímulos catabólicos.BCAA (AMINOÁCIDOS DE CADEIA RAMIFICADA)

Especula-se também que a suplementação de BCAA possa promover anabolismo de forma indireta, estimulando a liberação de alguns hormônios. Dentre tais hormônios estariam o hormônio de crescimento (GH), a Insulina e a Testosterona. É importante ressaltar que a leucina, dos três BCAA, é aquela que pode apresentar a maior resposta anabólica, embora essa questão precise ser mais bem esclarecida. As alterações hormonais sofridas em resposta ao exercício também podem ser alteradas através da suplementação com BCAA, capaz de promover a manutenção favorável da razão testosterona/cortisol.

Foi demonstrado que ao se comparar a ingestão de uma mesma quantidade de proteínas encontradas no leite (10g) com a mesma de BCAA (12g), a ingestão destes últimos modificou o padrão das alterações hormonais em resposta ao estresse imposto pelo exercício.

Outros estudos destacam o papel da Leucina como regulador do metabolismo protéico. Em condições de degradação protéica aumentada, a administração de Leucina diretamente na circulação foi capaz de reduzir o fenômeno catabólico. Essa ação anticatabólica da Leucina parece não ser direta e sim devido à ação de seus metabólitos formados em nosso organismo, o alfa-cetoisocaproato, KIC e o beta-hidroxi-beta-metil butirato, o HMB. O papel destes dois compostos é, hoje, alvo de grande número de pesquisas.

A exposição a altas altitudes, onde o ar é rarefeito, tem demonstrado uma redução na massa muscular. A hipoxia parece alterar o metabolismo protéico ocasionando uma diminuição da massa muscular. A suplementação com BCAA (2,4g administrada três vezes/dia) minimiza este quadro, mediante, provavelmente, um estímulo de síntese.

Os resultados dos estudos aqui citados sugerem, portanto, que os chamados BCAA podem ter um papel mais especializados em relação aos processos de síntese/degradação protéica. É fundamental destacar, no entanto, que tais resultados são preliminares e ainda existem poucas pesquisas, principalmente sobre os efeitos do suplementação crônica de aminoácidos isolados, que permitem estabelecer com segurança o papel destes no metabolismo humano.

Livro Nutrição e Suplementação Esportiva - completo

BCAA (AMINOÁCIDOS DE CADEIA RAMIFICADA)

E sua efetividade na saúde e performance

O BCAA é um aminoácido de cadeia ramificada formado por três nutrientes essenciais: leucina, isoleucina e valina, encontrado principalmente em alimentos de origem animal. No mercado também têm sido encontrado alguns suplementos de BCAA extraído do melaço da beterraba.

Após a ingestão do BCAA, a absorção ocorre no intestino, onde vai ser transportado até o fígado para ser utilizado como síntese protéica, e distribuído, via circulação sistêmica, o qual se deposita preferencialmente no músculo esquelético.

Vários estudos têm demonstrado que a suplementação com BCAA está associada à melhora do estado catabólico comumente observado nos pacientes com cirrose, encefalopatia hepática e pode ser útil na prevenção da falência hepática progressiva.

Nos exercícios físicos, o BCAA tem sido estudado pelo seu efeito anabólico e anti-catabólico. Segundo alguns estudos, a suplementação com BCAA pode retardar a fadiga central, pois durante o exercício intenso prolongado, o glicogênio muscular pode ser depletado e o músculo pode aumentar sua dependência dos BCAA's como fonte de energia, reduzindo a proporção plasmática de BCAA com relação ao triptofano.

Como o BCAA compete com o triptofano para entrar no cérebro, uma baixa proporção facilitaria a entrada do triptofano para formar serotonina, levando a fadiga central. Já a suplementação com BCAA, pode retardar a fadiga central por aumentar a proporção do BCAA com relação ao triptofano.

Com relação ao aumento da massa muscular existem trabalhos, mostrando que o BCAA antes dos exercícios aumenta a síntese protéica por estimular alguns hormônios, tais como os de crescimento (GH), a insulina e a testosterona, melhorando assim a massa muscular.

Em esporte de longa duração, a diminuição do BCAA pode levar a uma supressão do sistema imune através da diminuição dos níveis de glutamina. Neste caso, o BCAA pode melhorar a resposta imune em atletas por evitar a redução da glutamina durante o exercício.

Em um estudo com 12 atletas de elite foram suplementados com seis gramas/dia durante um mês antes da competição. A suplementação de BCAA evitou a diminuição da glutamina e diminuiu a incidência de infecções.

Sendo assim, alguns estudos têm mostrado efeitos da suplementação com BCAA no auxílio nahipertrofia muscular, ação anticatabólica; retardo da fadiga central, melhora da performance, poupador dos estoques de glicogênio muscular, aumento dos níveis plasmáticos de glutamina, após o exercício intenso, podendo fortalecer o sistema imunológico.

A suplementação é relativamente segura, contudo o excesso pode inibir a absorção de outros aminoácidos, além disso, no caso de doses excessivas pode causar uma maior retenção de líquido, levando a um mal estar gastrointestinal. O ideal é sempre consultar um profissional capacitado antes de iniciar a suplementação.

ARTIGO ESCRITO POR:
Dra. Catarina Stocco, nutricionista, especialista em nutrição clínica e esportiva
Revista Performance Nutrition

BCAA (AMINOÁCIDOS DE CADEIA RAMIFICADA)

Dosagem x eficácia.

O que dizem os estudos?

Dosagens são importantes em qualquer tipo de suplemento. Quando se toma um produto em excesso se joga dinheiro fora, e quando se toma menos do que o necessário não se atinge o efeito desejado, e o BCAA não é exceção.

Estudos indicam benefícios da suplementação com BCAA em várias áreas, inclusive na ajuda da recuperação muscular e na manutenção dos níveis intracelulares de BCAA.

O que a maioria das pessoas não sabe é que a dosagem usada para se obter estes efeitos, conforme os estudos demonstram, está muito acima daquela disponível em muitos dos produtos no mercado que contém BCAA.

Vários produtos contendo BCAA em forma líquida prometem recuperação muscular dentre outros benefícios, mas para se alcançar a dose necessária seria preciso tomar-se de 3 a 10 frascos do produto.

Estudos têm comprovado várias doses de eficácia para o BCAA variando entre 0.77mg/kg a 5-20 gramas dia. Usando-se uma aritmética mais eficiente, a da miligramagem por quilo de peso corpóreo (0.77mg/kg), uma pessoa que pesa 79 quilos deveria ingerir 6000mg ou 6 gramas de BCAA para ingerir uma dosagem equivalente a maioria dos estudos.

Usando-se outra dosagem de um estudo equivalente (100mg/kg) obteríamos um total de 7900mg ou 7.9g de BCAA.

Sugestão: A vantagem está sempre em procurar produtos com alto teor de BCAA.

Mixes de BCAA, como o BCAA líquido, geralmente contém vários outros ingredientes como dextrose, maltodextrina e amido.

Adicionalmente contém corantes como a tartrazina (componente sendo banido na maioria dos países europeus).

Como se isso não bastasse a dosagem de BCAA fica somente entre \1 - 1.5 gramas por frasco. Ou pelo menos é isso que diz o rótulo.

A FDA (Órgão de Saúde Americano diz): O órgão de saúde Americano libera para livre consumo todos os amino ácidos, inclusive os de cadeia ramificada (BCAA).

Não existe dosagem estabelecida de consumo por dia e portanto a mesma é livre.

A ANVISA (Agência de Vigilância Sanitária diz): A dosagem recomendada pelo órgão é de 10mg/kg/dia para Isoleucina, 14mg/kg/dia para Leucina, e 10mg/kg/dia para Valina. Em conjunto isso perfaz um total de 34mg/kg/dia de BCAA.

ARTIGO ESCRITO POR:
Material publicado em propaganda da consagrada marca de suplementos Radical USA be number one

 

  SUPLEMENTOS ALIMENTARES NACIONAIS E IMPORTADOS...zeu_no3@hotmail.com  cel:992705112

 

 

 


NÃO BASTA TER FORÇA,TEM QUE TER DETERMINAÇÃO

 

 

 

Notícias

EXERCICIOS FISICOS AUXILIAM PESO

18-01-2011 16:38

Exercícios físicos auxiliam obesos após cirurgia estomacal

PDF

Imprimir

E-mail

 


Com ajuda de exercícios físicos aeróbicos (caminhada e/ou corrida), um grupo de onze mulheres que passaram por cirurgia de redução do estômago (gastroplastia) conseguiu perder entre 8,2 e 15 quilos (kg) em três meses. O estudo da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP acompanhou os efeitos dos exercícios em mulheres obesas que se submeteram a cirurgia um ano e meio antes dos testes. Após 12 semanas de treinamento, quatro mulheres apresentaram a classificação de Índice de Massa Corporal (IMC) normal.

 

O IMC é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal: o peso corporal (em quilogramas) é dividido pela altura (em metros e ao quadrado). Em ambos os sexos, os valores de IMC para o sobrepeso encontram-se entre 25-29,9 quilos por metro quadrado (kg/m2) e, para a obesidade, encontram-se acima de 30,0kg/m2, podendo ser divididos três grupos (grau I – 30 a 34,9 kg/m2; grau II – 35 a 39,9 kg/m2 e grau III – acima de 40 kg/m2)

Antes dos testes da pesquisa e 18 meses depois da cirurgia, três mulheres estavam com obesidade severa, três se apresentavam com obesidade de grau I (menos arriscada) e cinco na classificação de sobrepeso.

“Quando observamos as pesquisas relacionadas à obesidade, constatamos que após dois ou três anos de cirurgia alguns obesos ainda apresentam a classificação de IMC em obesidade. Poucos entram na classificação de sobrepeso e/ou eutrofia (normal)”, comenta a professora Marcela Grisólia Grisoste , autora da pesquisa, destacando o resultado alcançado.

A pesquisa também avaliou a composição corporal do grupo, o que foi obtido pelo percentual de gordura por dobras cutâneas. “É um método duplamente indireto que avalia a quantidade de gordura e a quantidade de massa muscular de uma pessoa”, explica Marcela. Com os exercícios aeróbicos, as mulheres conseguiram uma redução significativa das dobras cutâneas e do percentual de gordura. A professora enfatiza a preocupação na diminuição da quantidade de gordura, pois ela “pode ser notada não somente do ponto de vista estético, mas também de qualidade de vida das pessoas, já que a obesidade está associada a um grande número de doenças crônico-degenerativas”.

Outra medição realizada pelo estudo se refere ao condicionamento físico das participantes. Para isso, a professora avaliou a frequência cardíaca de repouso delas. Houve uma redução média de 11,90 batimentos por minuto, o que demonstra melhoria na condição física.

Treinamento

A pesquisa é fruto da dissertação de mestrado de Marcela para a EEFE, com orientação do professor Luzimar Raimundo Teixeira. O treinamento aplicado consistiu, primeiramente, na avaliação da composição corporal das mulheres, identificando dados como o peso, a altura e o percentual de gordura. Durante 12 semanas, o grupo de onze mulheres realizou 60 minutos de caminhada e/ou corrida cinco vezes por semana. Após esse período, foram reavaliados todos os percentuais da composição corporal.

As onze participantes escolhidas já tinham sido operadas pela gastroplastia denominada Bypass y de Roux, técnica cirúrgica mais utilizada nos últimos 30 anos que provoca uma perda de peso e possui uma menor quantidade de complicações no paciente.

Ela ainda aponta que a pesquisa visou observar os efeitos do exercício aeróbio no grupo, sem trabalhar com outros fatores que poderiam influenciar os resultados, como uma orientação nutricional. “Talvez se tivéssemos controlado a orientação nutricional as perdas poderiam ser maiores. E quem sabe, não somente 4 estariam classificadas no IMC normal e sim todas as 11 mulheres”, comenta.

 

Texto: Felipe Maeda Camargo

 

 

Fonte: 
Agência USP de Notícias

 

VIGOREXIA MATA

18-01-2011 16:31

 Vigorexia é quando uma pessoa vê imagens destorcidas. Como por exemplo, uma pessoa que é muito forte quando se olha em um espelho se acha muito fraca. A vigorexia é também conhecida comosíndrome de adonis. Essa é uma doença que ocorre em homens que mesmo sendo o mestre da ginástica de tanto fazer exercícios e mesmo tendo um corpo escultural e forte não conseguem enxergar isso no espelho. A vigorexia também pode ocorrer em mulheres, mas com uma freqüência bem menor.

 

Vigorexia

Vigorexia

A vigorexia geralmente ocorre em pessoas que praticam musculação e também fazem fisiculturismo ao extremo. É muito importante saber que nem todas as pessoas que malham e que fazem fisiculturismo sofrem dessa doença. Algumas pessoas que estão em academias malhando fazem exercícios com exagero e não conseguem enxergar de maneira nenhuma que estão exagerando e nem mesmo conseguem ver que estão fortes. Esses exercícios exagerados se tornam uma obsessão e com isso a pessoa acaba ficando com a vigorexia. Agentes de saúde estão sempre atentos a tudo isso, mas mesmo assim muitos casos não chegam ate o conhecimento deles.

 

Foto Vigorexia

Foto Vigorexia

Quando se trata de uma pessoa com vigorexia é bem complicado, pois a obsessão por músculos acaba levando essas pessoas a utilizarem anabolizantes para ficarem cada vez mais musculosos e isso causa danos irreversíveis à saúde. Os anabolizantes fazem muito mal as pessoas e mesmo assim eles não se importam e continuam a usar o produto. Para fazer exercícios físicos é importante sempre procurar um bom médico e essa é uma das muitas dicas de segurança para que se possa malhar sem ter problemas. É muito ruim usar produtos como esses e os maus que podem causar chegam até mesmo a matar pessoas. A pessoa toma anabolizantes fica depressiva e isso não é nada bom para a saúde. Infelizmente comprar esses produtos é muito fácil, pois muitas academias vendem para seus alunos com o intuito de ganhar muito dinheiro e com isso não se preocupam com a saúde de seus alunos que podem estar desenvolvendo um quadro de vigorexia.

 

Causas Vigorexia

Causas Vigorexia

A vigorexia afeta de maneira tão forte que as pessoas nem se preocupam com os danos que ela pode causar e somente se importam em ficar com músculos grandes. A pessoa que sofre de vigorexia não pensa somente em ter os músculos avantajados, mas também em mostrá-los todo o tempo. Alguns sintomas que mostram que uma pessoa esta exagerando nos treinos são: Insônias, maior susceptibilidade a infecções, dores musculares persistentes, Ritmo cardíaco elevado quando se esta parado, depressão, perda de motivação, menor desempenho sexual, cansaço, irritabilidade, maior incidência de lesões, perda de apetite, perda de peso e sem contar o desempenho sexual que fica bem ruim. Fique alerta a todos esses sintomas e tome cuidado.

 

FONTE: WWW.CULTURAMIX.COM

STROGMAN OS HOMENS MAIS FORTES DO MUNDO

18-01-2011 16:27

 

 

  • Através dos tempos em todas as culturas existentes sobre a terra sempre houve uma fascinação em se conhecer quem é o homem mais forte do mundo.
  • STRONGMAN é a culminação moderna deste fascínio.
  • A IFSA- INTERNATIONAL FEDERATION STRONGMAN ATHLETES surgiu como uma entidade regulamentadora desta modalidade esportiva em 1995.

 
  • A IFSA- Internacional Federation Strongman Athletes é:
  • A entidade reguladora desta modalidade esportiva.
  • Agente Exclusivo de todos os atletas mundiais.
  • A IFSA licencia produtos que tenham vínculo com a modalidade do esporte com a intenção de melhorar e desenvolver esta modalidade esportiva e seus atletas.

  • A IFSA, possui 30 federações nacionais em todo mundo para acompanhar de perto a modalidade esportiva.
  • Estas federações são responsáveis por manter a imagem do esporte como um esporte de entreterimento familiar, a seriedade das competições e a saúde dos atletas participantes.
  • Foi criada uma política de controle da saúde dos atletas federados, incluindo programas anti-doping

A MAIOR TRAGÉDIA DO BRASIL

17-01-2011 16:09


 

ESCALADA,SQUASH E REMO AS PRATICAS DEPORTIVA MAIS SAUDÁVEIS

17-01-2011 15:38

 Escalada, Squash e Remo as práticas desportivas mais saudáveis

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Conheça os critérios de avaliação da revista norte-americana Forbes para eleger os 10 esportes mais saudáveis

formula1

17-01-2011 15:35

 

Em Florença, Neto diz ter feito escolha de vida (Divulgação / Site Oficial)

ITÁLIA

Em Florença, Neto diz ter feito escolha de vida

Fiorentina apresentou goleiro nesta segunda

Leonardo traz de volta as virtudes do Inter de Milão (Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)

TABULEIRO

Leonardo traz de volta as virtudes do Inter de Milão

Confira o novo blog 
de análises táticas

FILMES MEGA VIDEOS

15-01-2011 11:52

 https://www.filmesmegavideo.net/HOME

MUSCULAÇÃO E ALIMENTAÇÃO

15-01-2011 11:09

    •  

    Clique aqui!


    <

    DJ. TIESTO SITE OFICIAL

    15-01-2011 10:38

     Header_logo