SABE MONTAR TREINO FERREIRO?

18-04-2011 11:54

 METODOLOGIA PARA MONTAGEM DOS

PROGRAMAS DE MUSCULAÇÃO

(METODOLOGIA PARA MUSCULAÇÃO E NÃO PARA FISICULTURISMO)
 

  

Este capítulo trata da montagem dos programas de musculação, ou mais especificamente da metodologia utilizada para essa montagem. Muitos autores abordam essas montagens em seus trabalhos, porém poucos tratam com profundidade o assunto.

Badillo e Ayestarám (2001) sugerem que uma seqüência adequada de exercícios permite um efeito maior do que se esses exercícios fossem realizados separadamente, e o tempo de aplicação de um método de trabalho é limitado pela permanência de seu efeito positivo dentro de um ciclo de treinamento.

Promover adaptações estruturais e fisiológicas no organismo dos executantes é um dos principais objetivos do treinamento de musculação, e a magnitude dessas adaptações é proporcional à demanda imposta pela carga de treinamento, em que todas as formas de progressão devem ser levadas em consideração para aprimorar, de forma racional, a carga de treinamento.

A carga de treinamento deve ser no mínimo suficiente para aprimorar o rendimento, e nesse sentido podemos encontrar grandes diferenças entre um iniciante no treinamento de musculação, um intermediário e um avançado, principalmente em relação a sua treinabilidade, ou seja, quanto mais alto for o seu nível de condicionamento físico, menor será a amplitude de sua resposta adaptativa ao estímulo. Dessa forma, deve existir uma preocupação grande em relação à estruturação de um programa de musculação, no qual a sobrecarga progressiva é um dos fatores decisivos para que o aluno tenha um bom desempenho, ou, em caso negativo, haja o aparecimento de muitas lesões.

 

1. Sugestões Básicas para Iniciar o Treinamento de Força Muscular

Bompa (2000) sugere que:

  • Antes de desenvolver a força muscular, se desenvolva a flexibilidade - a maioria dos exercícios de força, especialmente os que utilizam pesos livres, emprega larga amplitude de movimento ao redor das grandes articulações.

  • Antes de desenvolver a força muscular, se fortaleça os tendões e os ligamentos - o aumento da força muscular normalmente excede a capacidade de adaptação dos tendões e dos ligamentos; dessa forma, trabalhos com intensidades elevadas, de maneira prematura, ou em um curto período de tempo para adaptação, podem oferecer riscos aos sistemas de suporte.

  • Antes de desenvolver os membros, desenvolva o tronco - os músculos do tronco funcionam como uma unidade que proporciona estabilização e, mantêm o tronco fixo durante os movimentos de braços e de pernas.

 

2. Cuidados para a Montagem dos Programas

Para montar programas adequadamente, devemos primeiro realizar algumas relações que poderão interferir diretamente no sucesso do programa.
Dentre elas destacamos:

Aparelhos (máquinas) x Pesos livres

A utilização de aparelhos nos traz algumas vantagens em relação ao peso livre, assim como traz desvantagens. Temos como principais vantagens na utilização de aparelhos, a forma guiada e as trajetórias definidas que se tornam muito interessantes para praticantes iniciantes que apresentam dificuldade na coordenação do movimento, ou para praticantes mais experientes que treinam sozinhos (sem parceiro de treino), diminuindo o risco de lesão por não conseguirem realizar a repetição. Outro uso interessante está associado ao treinamento de potência, em que a velocidade de execução deve ser a mais rápida possível, sem a perda da eficiência.

 

 

Os pesos livres não apresentam essas vantagens, porém, devido à liberdade de movimento, oferecem uma enorme versatilidade, em que suas opções de exercícios são praticamente ilimitadas. Assim, podemos dar ênfase em porções musculares distintas e melhorar os níveis de coordenação motora específica, e por isso os pesos livres têm a preferência dos praticantes mais experientes.

 

Exercícios multiarticulares x Exercícios monoarticulares

Quando realizamos a montagem, devemos sempre ter em mente tanto os nossos objetivos como os do aluno (praticante), de modo que possamos utilizar os exercícios mais adequados para o programa.

Na execução de exercícios multiarticulares ocorre uma divisão do trabalho entre as articulações, o que promove uma tolerância a cargas mais elevadas e com uma intensidade de trabalho maior. Dessa forma, para treinar grandes grupos musculares em praticantes iniciantes, esta parece uma maneira interessante de escolher os exercícios, pois oferece menor risco de lesão e maior facilidade de execução.

A execução de exercícios monoarticulares - a não-divisão do trabalho com outras articulações - diminui a intensidade total, mas aumenta o estímulo na musculatura em questão, o que pode ser interessante para objetivos específicos, como veremos em um exemplo de montagem de programa associada à articulação adjacente.

Variabilidade

O treinamento de musculação tem uma natureza repetitiva, o que o torna muito monótono, dificultando o seu sucesso, mesmo porque após um determinado período de treinamento sem variações dentro de um ciclo, há uma estagnação dos resultados. A variação na escolha e na utilização dos exercícios é muito importante; portanto deve-se mudar os exercícios para os grupos musculares bem como a sua seqüência. Contudo, uma mudança muito rápida dos meios não permite obter rendimento; dessa forma, sugere-se mudanças mais rápidas quando os objetivos são gerais (praticantes iniciantes) e mudanças um pouco mais demoradas quando os objetivos são específicos (praticantes avançados ou em preparação para uma competição).

Grandes grupos musculares x Pequenos grupos musculares

De maneira geral, devemos realizar os exercícios primeiramente para os grupos grandes grupos musculares, seguidos por grupos médios, e somente ao final da montagem é que devemos realizar exercícios para pequenos grupos musculares. Isso se deve ao fato de que os pequenos grupos musculares têm uma tendência a atingir a fadiga mais rapidamente que os grandes, e, muitas vezes, os pequenos grupos musculares auxiliam os médios e os grandes na realização de seus trabalhos, o que nos leva a sugerir que em programas para praticantes iniciantes essa seqüência seria benéfica, assim como para alunos intermediários e avançados.

Número de exercícios por grupo muscular

Dependendo da fase de treinamento em que o praticante se encontra (iniciante/intermediário/avançado), podemos sugerir um número adequado de exercícios por grupo muscular. Em programas para iniciantes, não temos a necessidade de mais de um exercício por grupo muscular; já para intermediários, podemos trabalhar com dois exercícios; e para avançados, sugere-se realizar três exercícios para grandes grupos musculares e dois para pequenos ou quatro para grandes e três para pequenos, dependendo do intervalo entre os treinos para esse grupo muscular e da conseqüente intensidade de estímulo.

Montagem dos programas e Métodos de treinamento

Observamos com freqüência um confusão entre essas duas estratégias, mas elas são significativamente diferentes: montagem dos programas são as opções que temos para estabelecer a ordem seqüencial dos exercícios na ficha de treinamento, ou seja, a seqüência em que estão elencados para sua realização (por exemplo: alternada por segmente ou direcionada por grupo muscular, entre outros); métodos de treinamento são as opções que podemos ter para a realização do treino em função da montagem estabelecida, através da relação entre as variáveis do programa que são; números de grupos (séries), números de repetições, peso estabelecido, amplitude de movimento, velocidade de execução, intervalo entre os grupos e intervalo entre os exercícios (por exemplo: na montagem alternada por segmente, podemos aplicar os sistemas seriado, circuitado, agrupado, entre outros, e na montagem direcionada por grupo muscular, podemos aplicar os sistemas seriado, pirâmide, drop set, entre outros).

Divisão de programas

A divisão de programas acontecerá sempre que a sessão de treinamento for muito longa para ser realizada em um único dia. Podemos então dividir em dois, três ou mais programas distintos, mas sempre respeitando o intervalo adequado entre os estímulos para o mesmo grupo muscular. A determinação dos músculos que deverão fazer parte de cada programa depende da montagem deste, por exemplo: em uma montagem agonista/antagonista, os músculos peitoral maior e latíssimo do dorso precisam estar no mesmo programa; já na montagem direcionada por grupo muscular, normalmente eles estão em programas distintos. Vamos observar a seguir alguns exemplos de divisões. Tratam-se de divisões comuns, mas não necessariamente as mais interessantes.

48 a 72 horas de intervalo entre os estímulos

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo
Programa 
A
Programa 
B
Programa 
A
Programa 
B
Programa 
A
Programa 
B
---

Onde:
         Programa A: membros superiores;
         Programa B: membros inferiores e coluna.

72 a 96 horas de intervalo entre os estímulos

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo
Programa 
A
Programa 
B
--- Programa 
A
Programa 
B
--- ---

Onde:
         Programa A: membros superiores;
         Programa B: membros inferiores e coluna.

ou

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo
Programa 
A
Programa 
B
Programa 
C
Programa 
A
Programa 
B
Programa 
C
---

Onde:
         Programa A: peito e tríceps;
         Programa B: costas e bíceps;
         Programa C: ombro e membros inferiores.

168 horas de intervalo entre os estímulos

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo
Programa 
A
Programa 
B
Programa 
C
Programa 
D
Programa 
E
Programa 
F
---

Onde:
         Programa A: peitoral e adutores do quadril;
         Programa B: 
anteriores do braço e quadríceps;
         Programa C: 
deltóides (parte clavicular e parte acromial) e tríceps sural;
         Programa D: 
dorsais, trapézio, deltóide (parte espinal) e glúteo médio;
         Programa E: 
tríceps braquial e posteriores da coxa;
         Programa F: 
antebraço, anteriores da perna e abdome.

 

3. Cuidados Básicos de Montagem do Programa de Treino

Após as relações feitas, estamos prontos para sugerir algumas montagens do programa, que não são as únicas opções, porém as que nos parecem mais adequadas para um treinamento completo e progressivo. Seguindo essa linha, iremos propor as formas de montagem: alternada por segmento; localizada por articulação (agonista/antagonista e completa); associada à articulação adjacente; direcionada por grupo muscular; e mista.

Essas sugestões de montagem não irão respeitar a divisão de programas, e todos os grupos musculares poderão ser trabalhados, já que não levaremos em consideração o nível de aptidão física do praticante e o número específico de exercícios por grupo muscular.

Nessas propostas de montagem, não serão feitos exercícios para todos os grupos musculares, nem todos os programas que devem fazer parte do treinamento do praticante em cada fase, já que esses exercícios e programas devem ser individualizados. Estamos indicando as formas de estruturação, porém, o treinamento deve ser prescrito pelo profissional responsável pela sua preparação, sempre seguindo seus objetivos.

Alternada por segmento

Esta montagem é a mais utilizada em trabalhos circuitados e em programas para iniciantes. Isso se dá pelo fato da seqüência de exercícios ser realizada utilizando grupos musculares corporais diferentes.

No trabalho circuitado, essa montagem é interessante quando realizamos através do sistema de passagens e não do sistema seriado, por permitir um menor intervalo entre os exercícios, deixando, dessa forma, o treino mais dinâmico.

No programa para iniciantes, este tipo de montagem leva vantagem em relação aos demais por ser a forma de execução de menor dificuldade e por permitir um maior intervalo entre os estímulos nas articulações e nos músculos que assessoram o trabalho, não havendo, portanto, a necessidade de um grande lastro fisiológico.

Para a montagem, devemos seguir como regra básica a alternância entre as articulações trabalhadas: articulações que envolvam os movimentos dos membros superiores (escápulo-torácica/cintura escapular, ombros, cotovelo e punho); articulações que envolvam os movimentos dos membros inferiores (quadril, joelho e tornozelo); e articulações que envolvam os movimentos da coluna (intervertebrais), não necessariamente nessa ordem.

A seguir, apresentamos um exemplo de montagem:

Músculos Priorizados Movimento Articular Material Utilizado Nome Popular
Peitoral maior Flexão horizontal de ombro Aparelho supino Supino reto
Quadríceps femoral Extensão de joelho Leg Press Leg Press
Reto do abdome Flexão de coluna à 45° Colchonete Abdominal
Latíssimo do dorso Extensão de ombro Polia baixa Remada baixa
Posteriores da coxa Flexão de joelho Mesa flexora Mesa romana
Oblíquos Interno/
Externo (lado oposto)
Flexão de coluna
com rotação
Colchonete Abdominal
com rotação
Deltóide (partes
clavicular e acrominal)
Abdução de ombro Aparelho
de desenvolvimento
Desenvolvimento
Adutores do quadril Adução de quadril Cadeira adutora Cadeira adutora
Oblíquos/Quadrado
lombar
Flexão lateral
de coluna
Polia baixa Flexão lateral
Tríceps braquial Extensão de cotovelo Polia alta Tríceps pulley
Glúteo médio Abdução de quadril Cadeira abdutora Cadeira abdutora
Grupo eretor
da coluna
Extensão de coluna Cadeira inversora Hiperextensor
Bíceps braquial Flexão de cotovelo Halter peso fixo Rosca simultânea
Tríceps sural Flexão plantar Pressão de sóleo Panturrilheira

Localizada por articulação

Neste programa, as montagens podem seguir duas estruturas, chamadas agonista/antagonista e completa.

Na montagem agonista/antagonista, Field e Roberts (1999) sugerem que sempre que um exercício trabalhar determinado grupo muscular, o exercício seguinte deverá ser para o seu antagonista (ambos utilizando as mesmas articulações). Depois de trabalho o agonista e o antagonista, deve-se alternar o segmento corporal, e os próximos dois exercícios deverão trabalhar o agonista e o antagonista utilizando novas articulações. Na montagem completa, dado um exercício, todos os movimentos da articulação deverão ser explorados.

Bittencourt (1984) faz algumas considerações sobre este tipo de montagem de programas: o trabalho muscular fica concentrado em uma região, promovendo assim um maior fluxo sangüíneo para aquele local; a fadiga muscular localizada ocorrerá mais rápido em relação à montagem alternada por segmento; e ocorre uma dificuldade maior de realização das repetições iniciais devido ao fato de o grupo muscular trabalhado no exercício anterior promover uma frenagem involuntária do antagonista.

A seguir, apresentamos dois exemplos de montagem: um para agonista/antagonista e outro para completa.

Agonista/Antagonista

Músculos Priorizados Movimento Articular Material Utilizado Nome Popular
Peitoral maior Flexão horizontal
de ombro
Aparelho supino Supino reto
Latíssimo do dorso Extensão de ombro Polia baixa Remada baixa
Quadríceps femoral Extensão de joelho Leg Press Leg Press
Posteriores da coxa Flexão de Joelho Mesa flexora Mesa romana
Latíssimo do dorso
Redondo maior
Adução de ombro Polia alta Pulley frente
Deltóide (partes
clavicular e acrominal)
Abdução de ombro Aparelho
de desenvolvimento
Desenvolvimento
Adutores do quadril Adução de quadril Cadeira adutora Cadeira adutora
Glúteo médio Abdução de quadril Cadeira abdutora Cadeira abdutora
Tríceps braquial Extensão de cotovelo Polia alta Tríceps pulley
Bíceps braquial Flexão de cotovelo Halter com
peso fixo
Rosca simultânea
Tríceps sural Flexão plantar Pressão de sóleo Panturrilheira
Tibial anterior/
Fibular terceiro
Dorsiflexão Polia baixa Dorsiflexão
Reto do abdome Flexão de coluna à 45° Colchonete Abdominal
Grupo eretor
da coluna
Extensão de coluna Cadeira inversora Hiperextensor
Oblíquos/Quadrado
lombar
Flexão lateral
de coluna à direita
Polia baixa Flexão lateral à direita
Oblíquo/Quadrado
lombar
Flexão lateral
de coluna à esquerda
Polia baixa Flexão lateral
à esquerda

Completa
Montagem para três articulações: ombro, quadril e coluna.

Músculos Priorizados Movimento Articular Material Utilizado Nome Popular
Peitoral maior Flexão horizontal
de ombros
Aparelho supino Supino reto
Latíssimo do dorso/
redondo maior
Adução de ombro Polia alta Pulley frente
Latíssimo do dorso Extensão de ombro Polia baixa Remada baixa
Deltóide (partes
clavicular e acromial)
Abdução de ombro Aparelho
de desenvolvimento
Desenvolvimento
Íliopsoas/
Reto femoral
Flexão de quadril Polia baixa Flexão de quadril
Adutores do quadril Adução de quadril Cadeira adutora Cadeira adutora
Glúteo máximo/
Posteriores da coxa
Extensão de quadril Aparelho glúteo Aparelho glúteo
Glúteo médio Abdução de quadril Cadeira abdutora Cadeira abdutora
Reto do abdome Flexão de coluna à 45° Colchonete Abdominal
Oblíquos/Quadrado
lombar
Flexão lateral
de coluna
Polia baixa Flexão lateral
direita/esquerda
Grupo eretor
de coluna
Extensão de coluna Cadeira inversora Hiperextensor
Oblíquo interno/
externo - lado oposto
Flexão de coluna
com rotação
Colchonete Abdominal oblíquo

Associada à articulação adjacente

Esta é uma forma de promover a pré-exaustão na musculatura trabalhada em um primeiro exercício. Isso se dá por ser um estímulo específico para a musculatura em questão, e no exercício seguinte, com o auxílio de outra(s) articulação(ões) e outros músculos, pode-se chegar a exaustão.

Exemplo de montagem para cinco grupos musculares:

Músculos Priorizados Movimento Articular Material Utilizado Nome Popular
Peitoral maior Flexão horizontal
de ombro
Halter com peso
fixo/Banco
Crucifixo
Peitoral maior/
Tríceps braquial
Flexão horizontal de
ombros/Extensão
de cotovelo
Aparelho supino Supino reto
Quadríceps femoral Extensão de joelho Cadeira extensora Cadeira extensora
Quadríceps/Glúteo
máximo
Extensão de joelho
e quadril
Leg Press Leg Press
Deltóide (partes
clavicular e acrominal)

  SUPLEMENTOS ALIMENTARES NACIONAIS E IMPORTADOS...zeu_no3@hotmail.com  cel:992705112

 

 

 


NÃO BASTA TER FORÇA,TEM QUE TER DETERMINAÇÃO

 

 

 

Notícias

Esporte

27-01-2011 11:44

 

Ceni elogia e
diz que Rivaldo
é 'diferenciado' (Divulgação/Site Oficial)

 

SÃO PAULO

Ceni elogia e 
diz que Rivaldo 
é 'diferenciado'

Capitão diz que meia pode ser muito útil

Dia de estreias para o Tricolor diante do Macaé (Alexandre Durão / Globoesporte.com)

NO ENGENHÃO

Dia de estreias para o Tricolor diante do Macaé

Cavalieri e Edinho debutam pelo Flu

mais esportes
Wozniacki perde match point, é eliminada por
Na Li e dá adeus ao sonho do primeiro Slam (AP)

AUSTRALIAN OPEN

Wozniacki perde match point, é eliminada por 
Na Li e dá adeus ao sonho do primeiro Slam

Chinesa é a primeira tenista de seu país a disputar final de simples em um dos quatro maiores torneios



últimas notícias

 

radio di.fm..trance

26-01-2011 13:51

Liquid DnB
Currently Playing: 

Calibre - Hard Times

 
Read & post comments (0)

 
   Listen Now!


   Now serving 590+ listeners!
 
    Now Playing on Liquid DnB

Oldschool House
Currently Playing: 

Screamin' Rachael - The Real Thing (Carl Bias Mix)

 
Read & post comments (0)

 
   Listen Now!


   Now serving 31+ listeners!
 
    Now Playing on Oldschool House

Chiptunes
Currently Playing: 

Rico Zerone - Spheredivers

 
Read & post comments (0)

 
   Listen Now!


   Now serving 75+ listeners!
 
    Now Playing on Chiptunes

Trance

Currently Playing: 

Matt Skyer - Yearning

 
Read & post comments (3)

 
   Listen Now!


   Now serving 3623+ listeners!
 
    Now Playing on Trance

Vocal
Trance

Currently Playing: 

Rody Master - Heaven Vocal Vol 08

 
Read & post comments (112)

 
   Listen Now!


   Now serving 5836+ listeners!
 
    Now Playing on Vocal Trance

Tech House

Currently Playing: 

Topspin & Dmit Kitz - Sophies Choice (Original Mix)

 
Read & post comments (0)

 
   Listen Now!


   Now serving 454+ listeners!
 
    Now Playing on Tech House

PsyChill

Currently Playing: 

Kanc Cover - Exclusive DI.FM Radio Mix

 
Read & post comments (47)

 
   Listen Now!


   Now serving 533+ listeners!
 
    Now Playing on PsyChill

Chillout
Dreams

Currently Playing: 

Pashka - Island Breeze - Sultan & Ned Sheppard Downtempo Mix

 
Read & post comments (1)

 
   Listen Now!


   Now serving 1770+ listeners!
 
    Now Playing on Chillout Dreams

EuroDance

Currently Playing: 

Beat Mix - Vol 28

 
Read & post comments (0)

 
   Listen Now!


   Now serving 1453+ listeners!
 
    Now Playing on EuroDance

Club Sounds

Currently Playing: 

Gwen Stefani - 4 In The Morning [Thin White Duke Mix]

 
Read & post comments (1)

 
   Listen Now!


   Now serving 278+ listeners!
 
    Now Playing on Club Sounds

Electro House

Currently Playing: 

Superstrobe - Hot Like This (Original Mix)

 
Read & post comments (1)

 
   Listen Now!


   Now serving 1160+ listeners!
 
    Now Playing on Electro House

House

Currently Playing: 

Kaskade - I Feel Like (Extended)

Om Records

 
Read & post comments (45)

 
 

FEDOR VALE TUDO MMA

22-01-2011 09:39

 

 
80478 
    
 
 

MMA FEDOR

22-01-2011 09:28

 

Thumbnail10:12

Fedor Emelianenko vs Brett Rogers 07/11/2009

Lenda do MMAFedor Emelianenko atropela mais um no Strikeforce.. A lenda russo do MMA Fedor Emelianenko fez mais uma vítima na noite de sábado do ...

por barziado  1 ano atrás  42258 exibições

Thumbnail3:58

the best in mma fedor Emelianenko The Last Emperor

the best in mma fedor Emelianenko The Last Emperor soundtrack: Immediate Music - Kingmaker L.Park - Behind your Lies

por napoww3  1 ano atrás  50984 exibições

Thumbnail2:17

MMA Fedor Emelianenko vs Mark Coleman Full Match

Fedor has got to be the greatest fighter in the world if hes not the person thats better then him must be a monster a cant wait to see if he signs ...

por jj82000  1 ano atrás  57550 exibições

ENTRETERIMENTO

22-01-2011 09:25

NOTICIAS 21/01/2011

22-01-2011 09:18

 

SUPERINTERESSANTE

22-01-2011 09:12

 

 

 

Noticias do Sabado dia 21/01/2011

22-01-2011 09:10

 STJ barra acesso às provas do Enem

MEC também conseguiu suspender liminares que prorrogavam prazo do SiSU.

'Ele me chutou três vezes', diz jovem agredido (Marcelo Mora / G1)

ZONA SUL DE SP

'Ele me chutou três vezes', diz jovem agredido

Garoto apanhou de motorista em semáforo.

Brasileiro está na lista da Interpol (Reprodução/Interpol)

30 MAIS PROCURADOS

Brasileiro está na lista da Interpol

Ele é responsável pela morte de policial.

noticias

21-01-2011 09:15

TV divulga mensagem de Bin Laden com ameças à França

País vai 'pagar caro' por sua atuação no Afeganistão, diz áudio.

Blair volta a depor sobre Guerra do Iraque (Reuters)

REINO UNIDO

Blair volta a depor sobre Guerra do Iraque

Ex-premiê vai esclarecer contradições.

Acidente com ônibus escolar fere 23 (AP)

EUA

Acidente com ônibus escolar fere 23

Veículo chocou-se com limpador de neve.

PUBLICIDADE

 
 
Polêmico, Marechal Pétain perde última rua com seu nome na França (New York Times)

NEW YORK TIMES

Polêmico, Marechal Pétain perde última rua com seu nome na França

Pressionada, cidadezinha à beira da floresta de Ardennes revê homenagem.

últimas notícias

ENTRETENIMENTO

21-01-2011 09:12

 Mais populares

esporte

21-01-2011 09:04

 

COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR

Com bela exibição, garotada do Fla arrasa o Coritiba e está na semifinal

Rubro-Negro carioca goleia o Coxa por 6 a 2 e decide vaga na final contra o Desportivo Brasil

Com bela exibição, garotada do Fla arrasa o Coritiba e está na semifinal (Gaspar Nóbrega / VIPCOMM)
Paraguai vence a Bolívia por 1 a 0 e se recupera (Reuters)

SU-AMERICANO SUB-20

Paraguai vence a Bolívia por 1 a 0 e se recupera

Golaço de Torres garante três pontos

Conte aqui sua história de amor com o esporte (Editoria de Arte / Globoesporte.com)

PARTICIPE!

Conte aqui sua história de amor com o esporte

Ela pode aparecer 
no blog ou até na TV


 

 

 

 

NOTICIAS

20-01-2011 14:18

 


Shaolin
  08h38mShaolim passa a noite estávelO humorista Shaolim já foi submetido a tomografia da cabeça na manhã desta quinta

CNN

20-01-2011 14:16

 

January 20, 2011 -- Updated 1609 GMT (0009 HKT)
 

Indians tired of paying bribes are venting their frustration online. Ipaidabribe.com allows users to share scandalous stories in the hope that a mass online confession will force change in a country plagued by corruption. FULL STORY

HIGHLIGHTS

ULTIMAS NOTICIAS

20-01-2011 14:14

 


Mercado14h12

Boeing vai fechar 1.100 postos de trabalho até 2012

Mundo14h08Michelle Obama faz sucesso com vestido vermelho Alexander McQueen

Mundo14h08Liga Árabe adverte líderes sobre insatisfação popular em países da região; entenda

Esporte14h01Lateral brasileiro do Barcelona diz que derrota para o Betis servirá de lição

Folhinha14h00Luan Santana e NX Zero esquentam o verão em Ubatuba

Mundo13h55Jovem marroquina diz que Berlusconi não encostou 'nenhum dedo' nela

Mercado13h48Mercado musical segue em queda apesar de avanço do setor digital

Mercado13h47China afeta mercados e Bovespa retrocede 1,17%; dólar marca R$ 1,67

Ilustrada13h46Veja as melhores frases no Twitter sobre a festa do "BBB11"

Cotidiano13h44Produtores do RS discutem medidas para reverter prejuízos causados pela estiagem

Mundo13h41Irlanda perde cerca de mil pessoas por semana à emigração

Cotidiano13h34Sem poderes, comissão do Congresso aprova "voto de solidariedade" a vítimas no Rio

Mundo13h31Londres reduz para 14 dias prazo máximo de detenção em casos de terrorismo

Mercado13h30BB cria novo modelo de agência para atrair baixa renda

Ilustrada13h29Natalie Portman diz que não quer parecer uma "baleia" durante gravidez

Mercado13h26Indicador dos EUA que antecipa tendências tem alta de 1%, acima das expectativas

Podcasts13h24Problemas emocionais de vítimas das chuvas preocupa Teresópolis (RJ)

Clóvis Rossi13h20Tunísia, esquina Paris

Tec13h18Coreia do Sul quer produzir lítio a partir de água do mar

Cotidiano13h16Ministro reconhece que sistema de alertas não saiu do papel em governos anteriores

Teatro13h15Saiba o que estreia em São Paulo nos próximos dias

Mercado13h14Vendas de casas usadas nos EUA crescem 12,3% em dezembro

Equilíbrio e Saúde13h13Pílula freia câncer de pele e aumenta índices de sobrevivência

Mercado13h07BB avalia compra de bancos nos EUA e Chile e desiste do BRB

Ilustrada13h04Steven Tyler dá em cima de garota de 16 anos no "American Idol"

Poder13h01Tasso recebe alta de hospital e é liberado para viajar aos EUA

Livraria da Folha13h00"O Efeito Facebook" apresenta versão de Mark Zuckerberg para sua história

Mercado12h55Dilma mantém presidente do BB e pede mais crédito para empresa

Mundo12h54Renúncias de ministros e situação econômica antecipam eleições na Irlanda

Equilíbrio e Saúde12h52Antidepressivo pode reduzir calores da menopausa, segundo pesquisa

Esporte12h50Destaque do Santos, Maikon Leite lembra de lesões no joelho e comemora boa fase

Mundo12h47Mulher do presidente de Israel morre aos 87 anos

Poder12h46Mulher se passava por ministra do STJ em ações de quadrilha, diz PF

Cotidiano12h46Brasileiro é morto a tiros na fronteira com o Paraguai

Videocasts12h43Israel inaugura rota da Virgem Maria para peregrinos; veja

Tec12h42Internet enfrenta novo risco de bolha, dizem especialistas

Ilustrada12h41"BBB11": Rodrigão e Maurício suspeitam que Diogo seja o sabotador

Ciência12h40Nova espécie de lagostim gigante é encontrada no Tennessee (EUA)

Cotidiano12h39Bairro atingido por tornado em Nova Iguaçu (RJ) contabiliza estragos e segue sem luz

Esporte12h38Jogador europeu está mais alto, rápido e velho, diz estudo que cita Barça e Inter-ITA

Cotidiano12h34Promotoria registra mais de 300 desaparecidos no RJ após chuva; mortes chegam a 744

Ilustrada12h32Bob Dylan assina contrato para escrever seis livros

Mundo12h31Chanceleres do Qatar e da Turquia suspendem mediação no Líbano

Cotidiano12h31Defesa Civil decreta estado de atenção para deslizamento em SP

Tec12h30Nintendo diz que reação a alerta sobre 3D foi exagerada

Mundo12h28Criminoso ateia fogo em jornalista no Vietnã

BBC Brasil12h23Família sueca aceita desafio de viver em casa ecológica

Mercado12h22Celulares antigos prejudicam resultados da Sony Ericsson

Tec12h19Usuários de celular na China somam 841,9 milhões em dezembro

Mercado12h17Estrangeiros deixam R$ 2 bilhões na Bovespa

Ciência12h17Jovem que abusa de bebida alcoólica pode estar sob influência de um tipo de gene

Cotidiano12h16Região serrana do Rio já registra 744 mortes; chuvas diminuem

BBC Brasil12h15Balão tripulado perde rumo e pousa no mar; veja

Tec12h15Ambientalistas acusam Apple de fiscalizar mal seus fornecedores

Equilíbrio e Saúde12h12Na Holanda, cientistas propõem dieta com receitas à base de insetos e larvas

Poder12h11Itália chama Dilma para Festa da República mesmo com impasse sobre caso Battisti

Esporte12h00Polvo Paul, o 'profeta' da Copa-2010, ganha monumento na Alemanha; veja

Mundo11h59França planeja reator nuclear submarino para gerar eletricidade

Mundo11h56Atentados matam ao menos 45 peregrinos xiitas no Iraque

Cotidiano11h54Mauá (SP) está sem água desde terça; situação deve voltar ao normal até amanhã

Poder11h47Presidente do PT e José Serra trocam farpas via Twitter

Esporte11h42Carpegiani planeja mudar o São Paulo após time "cravar a bunda atrás"

Mercado11h41Número de pedidos de seguro-desemprego cai para 404 mil nos EUA

Mercado11h41TAM começa a vender passagens em mais três unidades das Casas Bahia

BBC Brasil11h39Mordida de mãe tigresa

Tec11h39Sistema da Apple barra a criação, diz inventor da web

BBC Brasil11h28Americana raptada recém-nascida reencontra mãe 23 anos depois

Podcasts11h27Santo André abre inscrições para o Coro da Cidade

Ilustrada11h26Gervais defende sua posição após controvérsia dos Globos de Ouro

Esporte11h24Fifa diz que ainda não há planos para Copa-2022, no Qatar, sair do verão para o inverno

Poder11h22Ministra do TSE nega seguimento a três pedidos de político no Maranhão

Esporte11h22Inter-RS negocia Giuliano com time pequeno da Ucrânia e aguarda exames para oficializar acordo

Ilustrada11h19Shaolin deve ser transferido para São Paulo nesta tarde

Cotidiano11h15Presidente da Câmara defende projeto do Código Florestal

Livraria da Folha11h11

MINISTRO ADMITE QUE SISTEMA DE ALERTAS NUNCA SAIU DO PAPEL

20-01-2011 14:13

 

<< 1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>