INTERVALOS DE REPOUSO ENTRE AS SERIE

16-04-2011 23:27

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA – DEF

   PROGRAMA ESPACIAL DE TREINAMENTO – PET 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

“A RELEVÂNCIA DOS INTERVALOS DE REPOUSO ENTRE AS SÉRIES NO TREINAMENTO DE MUSCULAÇÃO OBJETIVANDO A HIPERTROFIA MUSCULAR

                     Autor: ROGER HANSEN

Orientador: PROF. PAULO MARCELO SOARES DE MACEDO

FLORIANÓPOLIS, MAIO DE 2002. 
Introdução

     A utilidade e importância do treinamento com pesos ( como também se denomina a musculação) tem sido relevada cada vez mais pelos diversos objetivos  que podem ser atingidos através de sua utilização em relação à melhora da performance e condicionamento  físico. Algumas finalidades da musculação são as seguintes:

  • Terapêuticas: Para tratar de lesões corporais e correção postural;
  • Profiláticas: Para prevenir doenças como a Osteoporose;
  • Psicológicas: Para aliviar a mente de tensões do dia a dia. Diminuição da agressividade e ansiedade.
  • Estéticas: Para modificar a massa corporal, objetivando formas esteticamente desejáveis.
  • Específicas: Para aprimorar uma qualidade física específica necessária para um melhor desempenho esportivo de determinada modalidade esportiva(Godoy, 1994).

     Atualmente pode-se constatar que um dos motivos que mais tem levado as pessoas a procurarem uma academia de musculação é o aperfeiçoamento da estética corporal. Com isso, é possível constatar que muitas pessoas buscam um treinamento de musculação visando o ganho de massa muscular (hipertrofia muscular). Para este fim, é necessário que se dê atenção específica para os diversos fatores relacionados à intensidade do treinamento. Porém, muitos praticantes acabam tratando a musculação como um simples “puxar de ferros”, realizando treinamentos inadequados, o que pode vir a comprometer sua saúde e tornar cada vez mais difícil a obtenção de resultados positivos.

     Sabe-se, portanto, que a musculação é norteada por uma série de princípios e variáveis que influenciam de forma significativa e precisa em seus resultados finais, ou seja, na meta almejada. O treinamento deve ser elaborado de acordo com as características únicas de cada indivíduo, determinadas geneticamente (Princípio da Individualidade). A partir disso deve-se ter claro o objetivo que pretende-se atingir a fim de que se possa prescrever o treinamento adequado para tal meta, contendo exercícios que desenvolvam as qualidades ou grupos musculares específicos (Princípio da Especificidade). É necessário também que se estabeleça o número ou quantidade dos exercícios, número de séries, número de treinos na semana (caracterizando o Volume de treino), bem como o percentual de carga a ser utilizada, a velocidade dos movimentos, a duração dos intervalos de descanso (o que caracteriza a Intensidade do treinamento), fazendo com que haja um equilíbrio ou harmonia entre estes fatores ( Princípio de Interdependência Volume x Intensidade). E para que exista uma evolução constante no treinamento, é preciso que se aumente periodizadamente as cargas de trabalho ( Princípio da Sobrecarga) (Godoy, 1994).

      Dentre estes vários princípios citados, existem ainda diversos fatores a se pensar no momento de se elaborar um treinamento. Neste trabalho pretende-se abordar um dos fatores intervenientes na intensidade do treinamento com pesos: Os Intervalos de Repouso Entre as Séries, quando o objetivo é a Hipertrofia Muscular.

     A principal razão que motivou  a realização deste estudo é justamente a falta de clareza sobre o assunto, tanto na literatura assim como quando se questiona os profissionais da área da atividade física. Isso se confirma pelas palavras de Santarém(2001), quando questionado sobre o assunto: (...) “Não conheço trabalhos que tenham explorado esse assunto. Eu mesmo estou aguardando uma nova metodologia (Ressonância Magnética Quantitativa) para algum trabalho no tema”. 

     A partir disso pôde-se perceber que existem muitas dúvidas a respeito do controle adequado dos intervalos de repouso entre as séries para que o treinamento de hipertrofia muscular se torne mais eficiente. Julga-se, portanto, que esta variável do treinamento de musculação não pode ser desprezada de forma alguma, podendo representar não só o atingimento ou não da meta pretendida, mas também trazer implicações importantes quanto à saúde do praticante. 
 
 
 
 
 
 
 

     Os Sistemas Energéticos do Corpo Humano

     O Corpo humano dispõe de três vias metabólicas ou produtoras de energia, sendo que a predominância de uma ou outra depende da intensidade e duração da atividade (Brooks, 1998). 

     Sistema Anaeróbio Alático (ATP/CP)

     Este é o sistema de energia imediata do corpo. Predomina em esforços explosivos, ou seja, movimentos que necessitam de rapidez e força, como interceptar uma bola de futebol que venha na direção da pessoa velozmente ou correr intensamente por poucos metros para tomar um ônibus.  O sistema anaeróbio alático é caracterizado pelo ATP ( Adenosina Trifosfato) e CP (Creatina Fosfato). O ATP é a forma imediata disponível de energia necessária para a contração muscular e ação motora. É usado para todos os processos que requerem energia nas células do corpo (Brooks, 1998). O ATP é desintegrado resultando em: (ADP + P).

     A creatina fosfato (CP) é uma molécula semelhante ao ATP, a qual é desintegrada liberando uma grande quantidade de energia da seguinte maneira: (C + P). A função da creatina fosfato é ceder o fosfato resultante de sua decomposição para a molécula de ADP (adenosina difosfato), sendo que desta forma a energia e reconstruída após as novas ligações:  

                                   Figura I 
 
 

ALIMENTO

CP 
 
 

A -                                         ENERGIA      + Sub Produtos  
 
 
 

ENERGIA 
 
 

B -                       + ADP + Pi                ATP

  • Princípio das Reações Acopladas: A energia liberada pela desintegração dos alimentos e da fosfocreatina (CP) está associada funcionalmente ou acoplada às necessidades energéticas da ressíntese de ATP a partir de ADP.
  • Figura adaptada do livro “Bases Fisiológicas da Educação Física e dos Desportos. (Fox et al, 1989).

 
 
 

      De acordo com Dantas (1998), é a maior quantidade de creatina fosfato estocada na célula que permite que o sistema anaeróbico alático tenha uma duração um pouco mais longa.

     Segundo Fox et al(1989), o restabelecimento destas ligações, ou seja, o tempo que o sistema ATP/CP necessita para se recompor é de 3 a 5 minutos.  

     Sistema Anaeróbio Lático (Glicolítico)

     Apesar do sistema ATP/CP fornecer grandes quantidades de energia em um curto espaço de tempo, seu esgotamento se dá no 8o / 10o segundo( intensidade muito alta) ou 15o / 20o segundo (intensidade moderada) (Mathews e Fox, 1986).

     Portanto, para que um esforço de alta intensidade possa ser mantido por mais tempo, como em uma prova de 100m rasos, o corpo disponibiliza outro mecanismo para a obtenção de energia, a Glicólise Anaeróbia. Desta forma, como menciona Brooks (1998) e Mathews e Fox (1986), a energia necessária para reconstruir ATP/CP vem principalmente da Glicose e Glicogênio, sendo este último desintegrado quimicamente, através de uma série de reações, tendo como conseqüência a produção de Ácido Lático, o que limita este sistema de obtenção de energia.

     Segundo Brooks (1998), o tempo para a fadiga na Glicólise Anaeróbia é de 1 a 3 minutos. De acordo com Fox et al (1989), a ressíntese do glicogênio muscular, principal compontente energético deste sistema, requer um período de 5 a 24 horas de descanso, de acordo com a intensidade da atividade. 

     O Sistema Aeróbio ( Oxidativo)

     De acordo com Brooks (1998), este é o sistema mais complexo para a obtenção de energia. O sistema aeróbio, como indica o nome, caracteriza-se pela utilização de O2 para a obtenção de energia. O principal composto energético deste sistema são os carboidratos e as gorduras.

     Segundo Katch e McArdle(1996), o sistema aeróbio é utilizado predominantemente em atividades de longa duração, em exercícios realizados por mais de 3 a 4 minutos.  

     O tempo necessário para a  reposição do glicogênio muscular após exercícios contínuos é de 10 a 46 horas (Fox et al, 1989). 

Hipertrofia Muscular (Hipertrofia e Sobrecargas Metabólica e Funcional)

     A hipertrofia muscular é definida como um aumento da área de secção transversa de um músculo (Mathews e Fox, 1986).

     Segundo Santarém(1999), o principal mecanismo de hipertrofia é a multiplicação das miofibrilas protéicas com capacidade contrátil, que ocorre como adaptação à sobrecarga tensional nos músculos em atividade. Este tipo de aumento do volume muscular é denominado Hipertrofia Miofibrilar ou Crônica.

     A Sobrecarga Tensional é definida por Santarém(1999) como sendo diretamente proporcional à resistência oposta ao movimento. Pode-se afirmar, de outro modo, que a sobrecarga tensional é indicada pela carga utilizada, baixas repetições e intervalos de descanso longos a fim de proporcionar a recuperação dos músculos e do sistema energético.

     Segundo Mathews e Fox(1986), uma das alterações bioquímicas e em relação às próprias fibras musculares decorrentes do treinamento com pesos diz respeito a uma redução no volume (densidade) de mitocôndrias, devida a aumentos no tamanho das miofibrilas e no volume sarcoplasmático. Portanto, existe outro tipo ou mecanismo de hipertrofia muscular chamado de Hipertrofia Metabólica ou Sarcoplasmática. Este processo é desencadeado pelo aumento de certas substâncias no citoplasma da célula muscular (sarcoplasma), promovendo um conseqüente aumento no tamanho da musculatura.

     Com base nas afirmações de Dantas(1998) representa-se a seguir a elevação da concentração dessas substâncias após 5 meses de treinamento anaeróbio:

                                                     Quadro I

Substâncias

Aumento da Concentração (%)

ATP

25

CP

60

Creatina

35

Glicogênio

32

  • Relação percentual do aumento da concentração das substâncias do citoplasma da célula muscular (sarcoplasma) após 5 meses de treinamento anaeróbio.

 
 

      As adaptações do corpo promovendo hipertrofia metabólica ou sarcoplasmática ocorrem através de outro tipo de sobrecarga ( diferente da tensional), a Sobecarga Metabólica, a qual é argumentada por Santarém(1999) como um aumento de atividade dos processos de produção de energia. Esta sobrecarga se dá basicamente por dois mecanismos, o aumento da hidratação muscular (intracelular) e o aumento da vascularização do tecido muscular (extracelular). A sobrecarga metabólica pode ser manipulada pelos seguintes fatores: Elevação do número de repetições e ou diminuição dos intervalos de descanso entre as séries.

     Existem diferenças significativas entre os dois mecanismos de hipertrofia muscular citados, as quais são perfeitamente descritas por Santarém(1999): 
 

(...)“a hipertrofia muscular ocorre lentamente porque a síntese protéica é um processo lento, e pode atingir grande magnitude. A diminuição de volume muscular no destreinamento também é relativamente lenta, devido ao fato de que as miofibrilas passam a ser parte integrante das células. Já a Hipertrofia Metabólica ocorre rapidamente porque o acúmulo de glicogênio é um processo relativamente rápido. A magnitude da hipertrofia, no entanto, é menor, pelo menos a curto prazo. Isto devido ao processo ser limitado pela saturação do glicogênio intracelular (torno de 4,5 gramas). A perda de volume muscular com o destreinamento é rápida devido ao caráter não estrutural do glicogênio e da água” (p. 1).

 

     

     A Relevância dos Intervalos de Repouso Entre as Séries

     Os intervalos de repouso entre as séries constituem um fator muito importante quando se tem por objetivo a Hipertrofia Muscular. A respeito disso Bompa(2000), faz a seguinte consideração: (...) “O intervalo de repouso entre as séries é talvez o componente mais importante do treinamento quando o objetivo é a hipertrofia” (p. 70).

     De acordo com Fleck e Kraemer(1999), recentemente foi demonstrada a influência que os períodos de descanso têm na determinação do estresse do treino e no total de carga que pode ser utilizada. Os intervalos de repouso entre as séries e exercícios influenciam em aspectos como o grau de recuperação de energia  ATP-CP, na concentração de lactato no sangue e também podem influenciar fatores como a fadiga e a ansiedade. Os períodos curtos de descanso (1 minuto ou menos) têm sérias implicações psicológicas (talvez pelo maior esforço exigido, mais desconforto e elevação das demandas metabólicas a exemplo da alta produção de lactato) que devem ser levadas em consideração quando se planeja um treinamento.

      Concordando com Santarém(1999), a elevação das cargas não indica, isoladamente, a intensidade do treinamento, é necessário que se considere os intervalos de descanso e o grau de esforço empregado na movimentação da carga. Portanto, é preciso que se entenda os intervalos de descanso entre as séries como uma variável de suma importância, inerente à intensidade ideal do treinamento Também, de acordo com Bompa(2000) um inadequado intervalo de descanso entre as séries causa aumento na participação do sistema Anaeróbio Lático na produção de energia. O acúmulo de ácido lático (decorrente deste sistema energético) leva à dor e à fadiga, podendo trazer prejuízos ao treinamento.

      Deve-se considerar ainda que nos intervalos de descanso o coração bombeia o maior volume de sangue para o músculo exercitado, sendo que um intervalo muito curto de descanso leva à redução da quantidade de sangue que chega ao músculo treinado (impedindo o devido suporte de combustível de oxigênio). Deste modo, o atleta, devido à falta de energia, não terá condições de completar o treinamento (Bompa, 2000).

      Na defesa de intervalos mais prolongados encontra-se afirmações como a de Godoy(1994):  
 

(...)” os intervalos de descanso devem permitir a ressíntese dos fosfagênios para o próximo esforço, a manutenção do nível de lactato sangüíneo em proporções suportáveis, e o restabelecimento da freqüência cardíaca em níveis mais confortáveis” (p. 42).  

Em contrapartida, Bompa(2000), afirma que quando se tem por objetivo a hipertrofia muscular ( no caso do fisiculturismo, por exemplo) o treino deve ser planejado de forma que as reservas energéticas (ATP-CP) sejam depletadas afim de que se comprometa a energia disponível para o músculo exercitado. Uma das maneiras de se atingir este objetivo é reduzindo os intervalos de repouso entre as séries (30 a 45 segundos). Esse pensamento é argumentado da seguinte forma: 
 

(...)” quando é dado ao corpo um tempo muito curto de descanso o músculo tem menor tempo para restaurar as reservas energéticas, ATP-CP. Como uma série até a exaustão depleta as reservas de ATP-CP e o curto intervalo de descanso não proporciona a recuperação completa dessas reservas, o músculo é forçado a adaptar-se, aumentando a sua capacidade de transporte de energia, o que resulta no estímulo ao crescimento muscular. Isso ocorre graças ao aumento do conteúdo de CP nas células musculares e à ativação do metabolismo protéico, fatores que, por sua vez, estimulam a hipertrofia” (p.72). 

 

     Considerações Finais

      Como pode-se observar, a partir da análise das opiniões dos autores pesquisados, existem pontos divergentes e pontos em comum entre as recomendações a respeito dos intervalos de repouso entre as séries no treinamento de hipertrofia muscular.

      Analisando-se o pensamento de Bompa(2000), percebe-se que o autor aponta diversos problemas e ou desvantagens na utilização de intervalos muito curtos entre as séries, como o acúmulo excessivo de ácido lático e irrigação sangüínea insuficiente no músculo exercitado. Porém o mesmo autor coloca que um treinamento visando a hipertrofia muscular deve ser realizado com intervalos curtos, não permitindo a recuperação total do sistema anaeróbio alático (ATP-CP), fazendo com que o organismo promova adaptações que induzam ao aumento do volume muscular.

      Esta afirmação contradiz, no entanto, o pensamento de Godoy(1994), o qual ressalta que os intervalos devem proporcionar a recuperação do sistema ATP-CP antes do próximo esforço. Porém o pensamento de Bompa(2000), parece ser bem fundamentado, indo ao encontro do que afirma Dantas(1998), quando relaciona as substâncias contidas no sarcoplasma e seus respectivos aumentos percentuais, decorrentes de adaptações ao treinamento anaeróbio (vide quadro I), e também em relação à teoria da Hipertrofia Metabólica apresentada por Santarém(1999).

     Finalmente, tomando-se como base o presente estudo, é possível que se faça algumas recomendações quanto ao controle dos intervalos de repouso entre as séries. Desta forma torna-se possível um melhor entendimento da importância desta variável, efetivando o objetivo central do treinamento, a hipertrofia muscular, e, também, evitando o insucesso e possíveis lesões relacionados ao desequilíbrio na interdependência entre a intensidade e o volume do treinamento. 
 
 
 
 
 

     Portanto, destaca-se os seguintes aspectos a serem levados em consideração, principalmente: 

  • Período de Adaptação ao Treinamento

     Como se sabe, a intensidade do treinamento deve ser elevada progressivamente a fim de se obter melhoras na performance. Porém, antes de se elevar a intensidade mediante a intervenção em fatores como os intervalos de repouso entre as séries, por exemplo, deve-se ter como garantia que o praticante passou por um período inicial adequado de adaptação ao treinamento. Assim, tem-se uma redução das possibilidades de lesão principalmente em relação aos tecidos conjuntivos como tendões e ligamentos. 

  • Equilíbrio Adequado Entre Volume e Intensidade

     Sabendo-se que os intervalos de repouso entre as séries constituem uma das variáveis da intensidade do treinamento, deve-se cuidar para que na redução dos tempos de intervalo haja conseqüentemente uma diminuição do número de séries e/ou de repetições e/ou da freqüência de treinos, ou seja, no volume do treinamento. Também é necessário que se evite a elevação conjunta de duas variáveis da intensidade do treinamento. A exemplo disso pode-se citar uma elevação da carga (peso utilizado) juntamente com a redução dos tempos de intervalos entre as séries.

     Com isto, visa-se principalmente evitar lesões agudas nos tecidos conjuntivos, bem como nos sistemas muscular e esquelético, e também problemas crônicos como o sobretreinamento e suas conseqüências, decorrentes do excesso de sobrecarga no treinamento. 

  • Considerações Quanto ao Período de Treinamento

     Tendo-se o aumento do volume muscular como objetivo principal do treinamento, pode-se intervir nos intervalos de repouso entre as séries de diferentes formas de acordo com o período ou estágio de treinamento. Considera-se, portanto, que no início da temporada de treinamento deve-se utilizar intervalos de repouso médios ou longos entre as séries (1min e 30 seg. a 3 min), o que permite a utilização de cargas de trabalho maiores devido ao maior tempo de repouso, priorizando-se desta forma a Hipertrofia Crônica ou Miofibrilar, a qual se caracteriza por sua consistência devido ao aumento da secção transversa da fibra muscular.

     Por outro lado, nos períodos que se aproximam da competição ou temporada em que se deseja atingir o pico de desenvolvimento muscular, recomenda-se a utilização de intervalos curtos(30 seg. a 1min e 30 seg.), o que, associado de forma ideal às demais variáveis do treinamento proporciona uma Hipertrofia Aguda ou Metabólica, a qual, mesmo sendo menos consistente ou duradoura, permite uma melhor apresentação da musculatura (em termos estéticos) em um menor período de tempo. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

REFERÊNCIAS 

BOMPA, Tudor O. ; CORBACCIA, Lorenzo J. Treinamento de força consciente. Tradução de Dilmar Pinto Guedes. São Paulo: Phorte, 2000. 

BROOKS, Douglas S. Os sistemas de energia do corpo. In:______. Treinamento personalizado: elaboração e montagem de programas. Tradução de Emilson Calantonio. Guarulhos, SP: Phorte, 2000. 336p. cap 4. 

DANTAS, Estélio. H. M. Sistemas de transferência energética. In:______. A  prática da preparação física. 4. ed. Rio de Janeiro: Shape, 1998. 399 p. cap. 5. 

FLECK, Steven J.; KRAEMER, William J. Fundamentos do treinamento de força muscular. Tradução de Cecy R. Maduro. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 1999. 247p. 

FOX, Edward L. ; MATHEWS, Donal K. Fontes energéticas. In:______. Bases fisiológicas da educação física e dos desportos. Tradução de Giuseppe Taranto. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1986. 488 p. cap. 2. 

FOX, Edward L. ; BOWERS, Richard W. ; FOSS, Merle L. Fontes energéticas. In:______. Bases fisiológicas da educação física e dos desportos. Tradução de Giuseppe Taranto. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1989. 518 p. cap. 2-3. 

GODOY, Eric Salum. Musculação – Fitness. [S. l.] : Sprint, 1994. 127p. 

KATCH, Frank I. ; McARDLE, William. Nutrição, exercício e saúde. Tradução de Maurício L. Rocha. Rio de Janeiro: Medsi, 1996. 657p. 
 
 
 

SANTARÉM, José Maria. Treinamento de força e potência. In:______. GHORAYEB, Nabil; BARROS, Turíbio. O exercício: preparação fisiológica, avaliação médica, aspecto especiais e preventivos. São Paulo: Atheneu, 1999. 496p. cap. 4. (35-50). 

SANTARÉM, José Maria. Atualização em exercícios resistidos: hipertrofia muscular. Saúde Total, [ S.I.], 8 nov. 2001. Disponível em: https://www.saudetotal.com/saude/musvida/hptrotra.htm > Acesso em: 2 de maio de 2002. 

SANTARÉM, José Maria. Trabalho sobre exercícios resistidos. [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por < rogerhansen@bol.com.br > em 11de nov.  2001. 
 

BIBLIOGRAFIA 

MAUGHAN, Ron et al. Bioquímica do exercício e do treinamento. Tradução de Elisabeth de Oliveira. São Paulo: Manole, 2000. 241p. 

WEINECK, Jürgen. Treinamento ideal. Tradução de Beatriz M. R. Carvalho. 9. ed. São Paulo: Manole, 1999. 731p. 

ELLIOT, Bruce; MESTER, Joachim. Treinamento no esporte: aplicando ciência no treinamento. Vários tradutores. Guarulhos-SP: Phorte, 2000. 

SANTOS, Vanderlei. Guia prático de musculação. [S. I.], 1989. 125p. 

VOLPI, Liliam Maria. Avaliação do efeito agudo de uma sessão de musculação nos perímetros do corpo humano. 2001. TCC ( Monografia em Licenciatura em Educação Física) – Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina. 

  

  SUPLEMENTOS ALIMENTARES NACIONAIS E IMPORTADOS...zeu_no3@hotmail.com  cel:992705112

 

 

 


NÃO BASTA TER FORÇA,TEM QUE TER DETERMINAÇÃO

 

 

 

Notícias

Esporte

27-01-2011 11:44

 

Ceni elogia e
diz que Rivaldo
é 'diferenciado' (Divulgação/Site Oficial)

 

SÃO PAULO

Ceni elogia e 
diz que Rivaldo 
é 'diferenciado'

Capitão diz que meia pode ser muito útil

Dia de estreias para o Tricolor diante do Macaé (Alexandre Durão / Globoesporte.com)

NO ENGENHÃO

Dia de estreias para o Tricolor diante do Macaé

Cavalieri e Edinho debutam pelo Flu

mais esportes
Wozniacki perde match point, é eliminada por
Na Li e dá adeus ao sonho do primeiro Slam (AP)

AUSTRALIAN OPEN

Wozniacki perde match point, é eliminada por 
Na Li e dá adeus ao sonho do primeiro Slam

Chinesa é a primeira tenista de seu país a disputar final de simples em um dos quatro maiores torneios



últimas notícias

 

radio di.fm..trance

26-01-2011 13:51

Liquid DnB
Currently Playing: 

Calibre - Hard Times

 
Read & post comments (0)

 
   Listen Now!


   Now serving 590+ listeners!
 
    Now Playing on Liquid DnB

Oldschool House
Currently Playing: 

Screamin' Rachael - The Real Thing (Carl Bias Mix)

 
Read & post comments (0)

 
   Listen Now!


   Now serving 31+ listeners!
 
    Now Playing on Oldschool House

Chiptunes
Currently Playing: 

Rico Zerone - Spheredivers

 
Read & post comments (0)

 
   Listen Now!


   Now serving 75+ listeners!
 
    Now Playing on Chiptunes

Trance

Currently Playing: 

Matt Skyer - Yearning

 
Read & post comments (3)

 
   Listen Now!


   Now serving 3623+ listeners!
 
    Now Playing on Trance

Vocal
Trance

Currently Playing: 

Rody Master - Heaven Vocal Vol 08

 
Read & post comments (112)

 
   Listen Now!


   Now serving 5836+ listeners!
 
    Now Playing on Vocal Trance

Tech House

Currently Playing: 

Topspin & Dmit Kitz - Sophies Choice (Original Mix)

 
Read & post comments (0)

 
   Listen Now!


   Now serving 454+ listeners!
 
    Now Playing on Tech House

PsyChill

Currently Playing: 

Kanc Cover - Exclusive DI.FM Radio Mix

 
Read & post comments (47)

 
   Listen Now!


   Now serving 533+ listeners!
 
    Now Playing on PsyChill

Chillout
Dreams

Currently Playing: 

Pashka - Island Breeze - Sultan & Ned Sheppard Downtempo Mix

 
Read & post comments (1)

 
   Listen Now!


   Now serving 1770+ listeners!
 
    Now Playing on Chillout Dreams

EuroDance

Currently Playing: 

Beat Mix - Vol 28

 
Read & post comments (0)

 
   Listen Now!


   Now serving 1453+ listeners!
 
    Now Playing on EuroDance

Club Sounds

Currently Playing: 

Gwen Stefani - 4 In The Morning [Thin White Duke Mix]

 
Read & post comments (1)

 
   Listen Now!


   Now serving 278+ listeners!
 
    Now Playing on Club Sounds

Electro House

Currently Playing: 

Superstrobe - Hot Like This (Original Mix)

 
Read & post comments (1)

 
   Listen Now!


   Now serving 1160+ listeners!
 
    Now Playing on Electro House

House

Currently Playing: 

Kaskade - I Feel Like (Extended)

Om Records

 
Read & post comments (45)

 
 

FEDOR VALE TUDO MMA

22-01-2011 09:39

 

 
80478 
    
 
 

MMA FEDOR

22-01-2011 09:28

 

Thumbnail10:12

Fedor Emelianenko vs Brett Rogers 07/11/2009

Lenda do MMAFedor Emelianenko atropela mais um no Strikeforce.. A lenda russo do MMA Fedor Emelianenko fez mais uma vítima na noite de sábado do ...

por barziado  1 ano atrás  42258 exibições

Thumbnail3:58

the best in mma fedor Emelianenko The Last Emperor

the best in mma fedor Emelianenko The Last Emperor soundtrack: Immediate Music - Kingmaker L.Park - Behind your Lies

por napoww3  1 ano atrás  50984 exibições

Thumbnail2:17

MMA Fedor Emelianenko vs Mark Coleman Full Match

Fedor has got to be the greatest fighter in the world if hes not the person thats better then him must be a monster a cant wait to see if he signs ...

por jj82000  1 ano atrás  57550 exibições

ENTRETERIMENTO

22-01-2011 09:25

NOTICIAS 21/01/2011

22-01-2011 09:18

 

SUPERINTERESSANTE

22-01-2011 09:12

 

 

 

Noticias do Sabado dia 21/01/2011

22-01-2011 09:10

 STJ barra acesso às provas do Enem

MEC também conseguiu suspender liminares que prorrogavam prazo do SiSU.

'Ele me chutou três vezes', diz jovem agredido (Marcelo Mora / G1)

ZONA SUL DE SP

'Ele me chutou três vezes', diz jovem agredido

Garoto apanhou de motorista em semáforo.

Brasileiro está na lista da Interpol (Reprodução/Interpol)

30 MAIS PROCURADOS

Brasileiro está na lista da Interpol

Ele é responsável pela morte de policial.

noticias

21-01-2011 09:15

TV divulga mensagem de Bin Laden com ameças à França

País vai 'pagar caro' por sua atuação no Afeganistão, diz áudio.

Blair volta a depor sobre Guerra do Iraque (Reuters)

REINO UNIDO

Blair volta a depor sobre Guerra do Iraque

Ex-premiê vai esclarecer contradições.

Acidente com ônibus escolar fere 23 (AP)

EUA

Acidente com ônibus escolar fere 23

Veículo chocou-se com limpador de neve.

PUBLICIDADE

 
 
Polêmico, Marechal Pétain perde última rua com seu nome na França (New York Times)

NEW YORK TIMES

Polêmico, Marechal Pétain perde última rua com seu nome na França

Pressionada, cidadezinha à beira da floresta de Ardennes revê homenagem.

últimas notícias

ENTRETENIMENTO

21-01-2011 09:12

 Mais populares

esporte

21-01-2011 09:04

 

COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR

Com bela exibição, garotada do Fla arrasa o Coritiba e está na semifinal

Rubro-Negro carioca goleia o Coxa por 6 a 2 e decide vaga na final contra o Desportivo Brasil

Com bela exibição, garotada do Fla arrasa o Coritiba e está na semifinal (Gaspar Nóbrega / VIPCOMM)
Paraguai vence a Bolívia por 1 a 0 e se recupera (Reuters)

SU-AMERICANO SUB-20

Paraguai vence a Bolívia por 1 a 0 e se recupera

Golaço de Torres garante três pontos

Conte aqui sua história de amor com o esporte (Editoria de Arte / Globoesporte.com)

PARTICIPE!

Conte aqui sua história de amor com o esporte

Ela pode aparecer 
no blog ou até na TV


 

 

 

 

NOTICIAS

20-01-2011 14:18

 


Shaolin
  08h38mShaolim passa a noite estávelO humorista Shaolim já foi submetido a tomografia da cabeça na manhã desta quinta

CNN

20-01-2011 14:16

 

January 20, 2011 -- Updated 1609 GMT (0009 HKT)
 

Indians tired of paying bribes are venting their frustration online. Ipaidabribe.com allows users to share scandalous stories in the hope that a mass online confession will force change in a country plagued by corruption. FULL STORY

HIGHLIGHTS

ULTIMAS NOTICIAS

20-01-2011 14:14

 


Mercado14h12

Boeing vai fechar 1.100 postos de trabalho até 2012

Mundo14h08Michelle Obama faz sucesso com vestido vermelho Alexander McQueen

Mundo14h08Liga Árabe adverte líderes sobre insatisfação popular em países da região; entenda

Esporte14h01Lateral brasileiro do Barcelona diz que derrota para o Betis servirá de lição

Folhinha14h00Luan Santana e NX Zero esquentam o verão em Ubatuba

Mundo13h55Jovem marroquina diz que Berlusconi não encostou 'nenhum dedo' nela

Mercado13h48Mercado musical segue em queda apesar de avanço do setor digital

Mercado13h47China afeta mercados e Bovespa retrocede 1,17%; dólar marca R$ 1,67

Ilustrada13h46Veja as melhores frases no Twitter sobre a festa do "BBB11"

Cotidiano13h44Produtores do RS discutem medidas para reverter prejuízos causados pela estiagem

Mundo13h41Irlanda perde cerca de mil pessoas por semana à emigração

Cotidiano13h34Sem poderes, comissão do Congresso aprova "voto de solidariedade" a vítimas no Rio

Mundo13h31Londres reduz para 14 dias prazo máximo de detenção em casos de terrorismo

Mercado13h30BB cria novo modelo de agência para atrair baixa renda

Ilustrada13h29Natalie Portman diz que não quer parecer uma "baleia" durante gravidez

Mercado13h26Indicador dos EUA que antecipa tendências tem alta de 1%, acima das expectativas

Podcasts13h24Problemas emocionais de vítimas das chuvas preocupa Teresópolis (RJ)

Clóvis Rossi13h20Tunísia, esquina Paris

Tec13h18Coreia do Sul quer produzir lítio a partir de água do mar

Cotidiano13h16Ministro reconhece que sistema de alertas não saiu do papel em governos anteriores

Teatro13h15Saiba o que estreia em São Paulo nos próximos dias

Mercado13h14Vendas de casas usadas nos EUA crescem 12,3% em dezembro

Equilíbrio e Saúde13h13Pílula freia câncer de pele e aumenta índices de sobrevivência

Mercado13h07BB avalia compra de bancos nos EUA e Chile e desiste do BRB

Ilustrada13h04Steven Tyler dá em cima de garota de 16 anos no "American Idol"

Poder13h01Tasso recebe alta de hospital e é liberado para viajar aos EUA

Livraria da Folha13h00"O Efeito Facebook" apresenta versão de Mark Zuckerberg para sua história

Mercado12h55Dilma mantém presidente do BB e pede mais crédito para empresa

Mundo12h54Renúncias de ministros e situação econômica antecipam eleições na Irlanda

Equilíbrio e Saúde12h52Antidepressivo pode reduzir calores da menopausa, segundo pesquisa

Esporte12h50Destaque do Santos, Maikon Leite lembra de lesões no joelho e comemora boa fase

Mundo12h47Mulher do presidente de Israel morre aos 87 anos

Poder12h46Mulher se passava por ministra do STJ em ações de quadrilha, diz PF

Cotidiano12h46Brasileiro é morto a tiros na fronteira com o Paraguai

Videocasts12h43Israel inaugura rota da Virgem Maria para peregrinos; veja

Tec12h42Internet enfrenta novo risco de bolha, dizem especialistas

Ilustrada12h41"BBB11": Rodrigão e Maurício suspeitam que Diogo seja o sabotador

Ciência12h40Nova espécie de lagostim gigante é encontrada no Tennessee (EUA)

Cotidiano12h39Bairro atingido por tornado em Nova Iguaçu (RJ) contabiliza estragos e segue sem luz

Esporte12h38Jogador europeu está mais alto, rápido e velho, diz estudo que cita Barça e Inter-ITA

Cotidiano12h34Promotoria registra mais de 300 desaparecidos no RJ após chuva; mortes chegam a 744

Ilustrada12h32Bob Dylan assina contrato para escrever seis livros

Mundo12h31Chanceleres do Qatar e da Turquia suspendem mediação no Líbano

Cotidiano12h31Defesa Civil decreta estado de atenção para deslizamento em SP

Tec12h30Nintendo diz que reação a alerta sobre 3D foi exagerada

Mundo12h28Criminoso ateia fogo em jornalista no Vietnã

BBC Brasil12h23Família sueca aceita desafio de viver em casa ecológica

Mercado12h22Celulares antigos prejudicam resultados da Sony Ericsson

Tec12h19Usuários de celular na China somam 841,9 milhões em dezembro

Mercado12h17Estrangeiros deixam R$ 2 bilhões na Bovespa

Ciência12h17Jovem que abusa de bebida alcoólica pode estar sob influência de um tipo de gene

Cotidiano12h16Região serrana do Rio já registra 744 mortes; chuvas diminuem

BBC Brasil12h15Balão tripulado perde rumo e pousa no mar; veja

Tec12h15Ambientalistas acusam Apple de fiscalizar mal seus fornecedores

Equilíbrio e Saúde12h12Na Holanda, cientistas propõem dieta com receitas à base de insetos e larvas

Poder12h11Itália chama Dilma para Festa da República mesmo com impasse sobre caso Battisti

Esporte12h00Polvo Paul, o 'profeta' da Copa-2010, ganha monumento na Alemanha; veja

Mundo11h59França planeja reator nuclear submarino para gerar eletricidade

Mundo11h56Atentados matam ao menos 45 peregrinos xiitas no Iraque

Cotidiano11h54Mauá (SP) está sem água desde terça; situação deve voltar ao normal até amanhã

Poder11h47Presidente do PT e José Serra trocam farpas via Twitter

Esporte11h42Carpegiani planeja mudar o São Paulo após time "cravar a bunda atrás"

Mercado11h41Número de pedidos de seguro-desemprego cai para 404 mil nos EUA

Mercado11h41TAM começa a vender passagens em mais três unidades das Casas Bahia

BBC Brasil11h39Mordida de mãe tigresa

Tec11h39Sistema da Apple barra a criação, diz inventor da web

BBC Brasil11h28Americana raptada recém-nascida reencontra mãe 23 anos depois

Podcasts11h27Santo André abre inscrições para o Coro da Cidade

Ilustrada11h26Gervais defende sua posição após controvérsia dos Globos de Ouro

Esporte11h24Fifa diz que ainda não há planos para Copa-2022, no Qatar, sair do verão para o inverno

Poder11h22Ministra do TSE nega seguimento a três pedidos de político no Maranhão

Esporte11h22Inter-RS negocia Giuliano com time pequeno da Ucrânia e aguarda exames para oficializar acordo

Ilustrada11h19Shaolin deve ser transferido para São Paulo nesta tarde

Cotidiano11h15Presidente da Câmara defende projeto do Código Florestal

Livraria da Folha11h11

MINISTRO ADMITE QUE SISTEMA DE ALERTAS NUNCA SAIU DO PAPEL

20-01-2011 14:13

 

<< 1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>