EFEITOS COLATERAIS DE ESTERÓIDES ANABOLICOS

18-04-2011 12:08

 EFEITOS COLATERAIS?

Muitos efeitos colaterais de longo e curto prazo são relacionados com o uso de esteróides anabólicos. Efeitos colaterais, como calvície e acne, não são ameaças à vida, mas podem ser psicologicamente preocupantes, ao passo que a hipertrofia da próstata é uma conseqüência que não pode ser ignorada.

O fato é que efeitos colaterais são relacionados, mais daí a admitir que, usando esteróides anabólicos, você terá estes efeitos colaterais é o mesmo que assumir que não os utilizando você jamais terá estes problemas. Aposto que você tem um tio careca que jamais utilizou esteróides.

Alguns usuários de esteróides anabólicos parecem escapar dos efeitos colaterais, enquanto outros sofrem um ou mais desses efeitos. Tudo depende da predisposição genética, fato que a mídia normalmente não menciona.

O principal culpado pelos efeitos colaterais provocados pelo uso de esteróides anabólicos é um hormônio denominado Dihidrotestosterona (DHL). Este hormônio é convertido no corpo a partir da testosterona por uma enzima denominada de 5-alpha redutase. Dentre os efeitos indesejáveis provocados por este componente estão:

CALVÍCIE

A Dihidrotestosterona faz com que o folíco capilar pare de crescer cabelo. Homens com tendência à calvície têm mais concentração de DHL e afinidade a androgênicos no folículo do cabelo. Como medida paliativa, algumas pessoas utilizam androgênicos tópicos como minoxidil e polysorbate 80, mas como pouco ou nenhum resultado para maioria. Muito embora pareça que a persistência no uso destas substâncias seja o melhor. O resultado parece ser obtido com mais consistência após meses de aplicação contínua.

HIPERTROFIA PROSTÁTICA

Também observa-se que DHL tem importante papel no mecanismo de aumento prostático. Este problema acontece com homens de mais idade, nos quais naturalmente a quantidade de DHL é maior. Só nos Estados Unidos ocorrem aproximadamente 400.000 prostatectomias anuais. Isso é um problema sério para muitos homens. A solução para esse problema é uma classe de medicamento denominado de inibidor de alpha-redutase. Como o nome diz, este medicamento inibe a enzima que converte a testosterona em DHL. Uma dessas drogas, comercialmente disponível, denomina-se Proscar. Infelizmente, essa droga pode ocasionar efeitos colaterais, como impotência, perda de interesse sexual e dores de cabeça em um número pequeno de pessoas. Você arrisca?

ACNE

A DHL também se relaciona com a formação de acne por fazer com que a glândula sebácea produza mais óleo, combinando isso com bactérias do ar, pele seca e outros, forma-se a acne. Como medida paliativa, podem-se utilizar remédios tópicos como retin-A, mas com a desvantagem de ocasionar vermelhidão na pele.

Os esteróides variam quanto a sua tendência em se converter em DHL. Drogas ricas em andrógenos, tais como metandrostenolone (Dianabol) e oximetolona (Hemogenim), tendem a se converter rapidamente em DHL equanto drogas, como oxandrolone (Anavar) e decanoato de nondrolona (Deca Durabolim), não se convertem em DHL facilmente, não tendo dessa forma efeito pronunciado em relação à perda de cabelo, à acne e ao aumento da próstata.

Outros efeitos colaterais não necessariamente vinculados à produção de DHL podem também ocorrer.

AGRESSIVIDADE

Este é um efeito bastante comum. Apesar de ter um lado positivo na academia durante treinamento, a agressividade pode ocasionar sérios problemas sociais, como perda de controle no trato com problemas triviais diários que fazem parte da vida de todos nós, podendo também ocasionar alienação e distanciamento daqueles que nos deveriam ser caros, os familiares, os amigos e os colegas de trabalho. Novamente são os esteróides mais androgênicos que causam este efeito mais acentuado. Se um atleta é mais maduro emocionalmente, terá meio caminho andado para controlar estes efeitos ou para decidir por uma droga menos androgênica.

HIPERTENSÃO

Ocorre que alguns esteróides tendem a reter água em vários partes do organismo, inclusive no sangue, fazendo com que este aumente de volume e, em conseqüência, de pressão. Os sintomas mais comuns da hipertensão são dores de cabeça, insônia e dificuldade respiratória. Esta pode também ser uma doença silenciosa, sem manifestações evidentes, o que a torna ainda mais perigosa. Dessa forma, o atleta sob o uso de esteróides deve medir a sua pressão arterial regularmente. Normalmente, a pressão limite é de 130/90 sistólica e diastólica, respectivamente, mas são necessário algumas correções, dependendo da idade, sexo, diâmetro do braço, etc.; por isso só deve ser medida e interpretada por um médico. Sódio é elemento agravante, de forma que deve ser limitado na dieta por usuários de esteróides. Drogas como Dyaside, Catapres e Lasix são utilizados no tratamento da hipertensão, mas são administrados exclusivamente com controle médico.

LIMITAÇÃO DO CRESCIMENTO

Alguns esteróides, se utilizados por longo período ou em grande quantidade, têm como efeito colateral o fechamento prematuro dos discos de crescimento localizados nas epífises ósseas. Certamente este não é um problema para usuários maduros, mas uma preocupação para os mais jovens, ainda em crescimento. Para esse problema, a única solução é acompanhar a administração de esteróides com estudos radiográficos periódicos para verificar se está havendo interferência no crescimento linear.

AUMENTO DO COLESTEROL

Os esteróides muito freqüentemente têm como efeito o aumento de LDL (mau colesterol) e a diminuição de HDL (bom colesterol). O aumento de LDL ocasiona o depósito de gordura nas artérias, aumentando o risco de enfarte e derrame. O aumento de colesterol plasmático normalmente retorna ao normal após ter cessado o ciclo de esteróides. Limitar o consumo de gorduras saturadas e a realização de atividades aeróbicas são recomendações úteis para este caso.

VIRILIZAÇÃO EM MULHERES

Pode ocorrer efeitos como crescimento de pêlos na face, engrossamento da voz, hipertrofia do clitóris e amenorréia. Para este caso a escolha de esteróides com baixo componente androgênico é o melhor, muito embora estes efeitos reduzam-se ou desapareçam com o fim do ciclo de esteróides.

GINECOMASTIA

Coloquialmente referida como "teta de cadela", a ginecomastia é uma manifestação caracterizada por excesso desenvolvimento dos mamilos em indivíduos do sexo masculino. Pode ocorrer em um ou em ambos peitorais; usualmente, manifesta-se por uma coceira persistente e o aparecimento de um nódulo logo abaixo do mamilo. A ginecomastia normalmente aparece em três fases distintas da vida. Aproximadamente 60-90% de bebes recém-nascidos apresentam uma pequena ginecomastia devido á presença de estrógenos na placenta da mãe. Neste caso, a hipertrofia do mamilo, normalmente desaparece em algumas semanas. Muitos casos também se manifestam em adolescentes de 10 a 14 anos. Ocorre que em adolescentes, às vezes, a produção de estrógenos processa-se mais rápido do que a produção de testosterona, salientando-se assim caracteres femininos. E por último é a incidência de ginecomastia em homens na terceira idade que passam a converter estrógenos a partir da testosterona através de um processo denominado de aromatização. Esta hipertrofia normalmente não é cancerosa mas deve ser evitada.

A ginecomastia também pode ser desenvolvida por usuários de esteróides anabólicos, especialmente por aqueles que utilizam esteróides mais androgênicos. Ocorre que estes são os mais suscetíveis à aromatização e a ginecomastia é um dos efeitos da aromatização. Às vezes, este processo é tão saliente que o nódulo formado abaixo do mamilo começa a atrair qualquer gordura existente em volta, aumentando ainda mais a saliência.

A melhor forma de tratar a ginecomastia é evitar que ela apareça. Citrato de tamoxifeno (NOLVADEX) é um antagonista de estrógenos que trabalha bloqueando os receptores de estrógenos, sendo o medicamento mais utilizado entre os usuários de esteróides anabólicos. O citrato de tamoxifeno é usado principalmente para tratar câncer de mama em mulheres. Este medicamento pode causar a redução parcial da ginecomastia. Como lado negativo, o uso de NOLVADEX vem sendo relacionado com o desenvolvimento de câncer de fígado e uterino em mulheres que se servem dele por longo período.

A melhor forma de evitar a ginecomastia é não utilizar esteróides anabólicos, mas, se isto for inevitável, o melhor é utilizar aqueles que pouco aromatizam, ou seja, os menos androgênicos. Em caso de persistência, a ginecomastia pode ser removida cirurgicamente por um bom cirurgião plástico.

DOR DE CABEÇA

Também ocasionado pelos esteróides mais androgênicos é um dos efeitos da elevação da pressão arterial. Limitar o uso de esteróides altamente androgênico e controlar a pressão arterial é a principal medida. O uso de H.C.G. (gonadotrofina coriônica humana, ver em dicionário de drogas), também pode ocasionar ligeira enxaqueca.

IMPOTÊNCIA E ESTERILIDADE

No início de um ciclo de esteróides, normalmente o homem passa por um período de excitação sexual com o aumento da freqüência de ereção. Porém, este efeito tem duração de algumas semanas, revertendo-se gradualmente para a perda de interesse sexual. Esta redução de libido sexual resultado do cessamento ou redução na produção natural de testosterona devido à elevação excessiva de testosterona no corpo, proveniente da administração de esteróides anabólicos. Qualquer sintoma de impotência é temporário e cessa à medida que o esteróide deixa de ser administrado.

Atletas que fazem ciclos de esteróides muito longos, periodicamente administram HCG (gonadotrofina coriônica humana) em intervalos regulares, usualmente a cada seis semanas. Neste caso, a HCG estimula os testículos a produzir testosterona natural, evitando assim os sintomas mencionados.

O HCG também é utilizado no final do ciclo de esteróides para acelerar a volta da produção natural de testosterona e muitas vezes para reduzir o intervalo entre ciclos de esteróides.

INSÔNIA

Os esteróides têm efeito estimulante no sistema nervoso central, o que pode provocar insônia. Para evitar o problema, os esteróides orais só devem ser administrado seis horas antes de ir dormir e os injetáveis logo ao acordar. O efeito também desaparece com a interrupção da administração.

HEPATOTOXIDADE

Quase todos os esteróides causam lesão no fígado, sendo que os 17 alpha-alquelados são os mais tóxicos pela dificuldade de processamento. A maior parte das lesões promovidas no fígado são reversíveis tão logo o uso do medicamento seja interrompido. Porém, efeitos mais sérios como icterícia somatizada pelo amarelamento da pele, das unhas e branco dos olhos é um sinal para imediata interrução do medicamento e procura de orientação médica para monitoração das funções hepáticas. Acredita-se que o uso de "evening primrose oil" reduz a lesão hepática por repor no fígado ácidos graxos depletados pelos 17 alpha-alquelados. Os outros hepatoprotetores têm eficiência ainda duvidosa.

PROBLEMAS DE TENDÕES E LIGAMENTOS

Sob o efeito de esteróides anabólicos o músculo se torna mais forte pelo aumento no tamanho das fibras musculares e pela maior retenção de fluídos. Ocorre que muitas vezes este aumento de força é desproporcional à capacidade de adaptação dos tendões e ligamentos (terminações que conectam o músculo ao osso) que têm este processo mais lento. Em decorrência disso, muitos atletas experimentam inflamações, inchaço e até ruptura de tendões e ligamentos. A única forma de evitar este problema, que pode retirá-lo do cenário por semanas ou meses, é obter ganhos progressivos e incluir periodicamente exercícios de alta repetição em seu treinamento com o objetivo de fortalecer os tendões.

Estes são alguns dos efeitos colaterais mais comuns. De novo, a melhor forma de evitá-los é não utilizar esteróides anabólicos ou, se os utilizar, procurar monitorização médica para que estes efeitos sejam minimizados.

ARTIGO ESCRITO POR:
Waldemar Marques Guimarães Neto
Livro MUSCULAÇÃO: ANABOLISMO TOTAL - 4ª edição
Clique aqui para comprar este extraordinário livro.

  SUPLEMENTOS ALIMENTARES NACIONAIS E IMPORTADOS...zeu_no3@hotmail.com  cel:992705112

 

 

 


NÃO BASTA TER FORÇA,TEM QUE TER DETERMINAÇÃO

 

 

 

Notícias

Estudo comparativo dos diferentes tipos de respiração na musculação

15-12-2010 13:28

 Estudo comparativo dos diferentes tipos de respiração na musculação

Publicado em 28/06/2010

O objetivo deste estudo foi identificar que método de respiração é mais adequado para o treinamento de força. Basicamente, três métodos foram estudados: 1) Inspiração na fase concêntrica; 2) Expiração na fase concêntrica; 3) Respiração bloqueada. Os dados foram coletados utilizando um esfignomanômetro para medida da pressão arterial, visando verificar as repostas cardíacas durante um exercício de leg press numa amostra de 156 indivíduos. A pressão arterial foi obtida durante a 10a e 15a repetição, na terceira série de exercício. Outra medida foi realizada durante uma situação de repouso. Análise de Covariância, controlando para as diferenças individuais foi realizada para Pressão Arterial Sistólica e Diastólica e teste Post Hoc Tukey foi usado com um valor de p = 0,05. Os resultados demonstraram que o método utilizando expiração durante a fase concêntrica apresentou a menor influência sobre a pressão arterial sistólica.

Formato:
Assunto:
Tipo / Tamanho:
PDF • 188 kb
Downloads:
1232
 

Playboy faz ensaio em homenagem ao filme Tron:o Legado

15-12-2010 13:23

 

Playboy faz ensaio em homenagem ao filme 'Tron: O Legado'

Modelos posam sobre a 'lightcycle', motocicleta futurista usada no filme, usando apenas neons sobre o corpo

por Redação Galileu

Se tem uma coisa que não combina muito com um filme da Disney é um ensaio da Playboy. Mas a edição da revista americana resolveu fazer uma sessão de fotos em homenagem ao filme "Tron: O Legado" e parece ter agradado geeks e fãs de tecnologia.

O ensaio traz as modelos Irina Voronina e Sasckya Porto pintadas com os neons luminosos usados nos efeitos especiais do filme. Para a alegria dos fãs do filme, elas posam sobre a 'lightcycle', motocicleta futurista apresentada no long dirigido por Joseph Kosinki.

Veja algumas fotos abaixo - as fotos mais picantes você encontra no site da Playboy:

   Reprodução
Modelos posaram sobre a motocicleta futurista usada no filme

 

   Reprodução
Ensaio tem referências ao armamento usado no filme

 

   Reprodução
O ensaio traz as modelos Irina Voronina e Sasckya Porto pintadas com os neons luminosos

"Tron: O Legado" chega aos cinemas brasileiros no dia 17 de dezembro, vinte e oito anos depois do filme "Tron: Uma Odisséia Eletrônica". A sequência traz um ambiente high tech, cenas de ação dignas dos melhores videogames e ainda uma história bem ao estilo Disney: filho procura pai desaparecido, luta contra o mal e com uma pitada de romance leve. Mas não pense que o filme foi feito para crianças pequenas. Tron deve deve agradar mais adolescentes e malucos por games – principalmente os saudosos dos anos 80.

>> Galileu já assistiu ao filme "Tron: O Legado". Veja a análise do site

continuação do clássico de ficção científica dos anos 1980 traz a mesma essência na ambientação, mas transporta a arquitetura do mundo imaginado no passado por Steven Lisberger e Bonnie MacBird para o design contemporâneo. Aliás, se uma coisa chama atenção em Tron, são as linhas futuristas do cenário, roupas e veículos.

>> Siga a Galileu no Twitter

>> Baixatudo: papel de parede de Tron

Temas relacionados

Jogos online

15-12-2010 13:18

 

 
Papa's Burgeria

Papa's Burgeria

O dono de Papa's Pizzeria está de volta para administrar uma loja de fast-food.

Jogos de Cozinhar
Neon Race

Neon Race

Corra por uma cidade de neon, chegando ao fim do trajeto antes de acabar o tempo.

Jogos de Corrida
Gravity Guy

Gravity Guy

Use a gravidade para fugir

A-Team

A-Team

Elimine soldados escondidos

Gun Blood

Gun Blood

Um intrigante duelo de armas

Youda Farmer 2 - Save the Village

Youda Farmer ...

Entregue alimentos na cidade

Jogos Online Mais Novos

Mais Jogos Novos
Gloomy Truck

Gloomy Truck

Carregue caixas pela cidade

Army Training

Army Training

Treine com alvos de madeira

Hurry Up Bob

Hurry Up Bob

Fuja da lava na mina subterrânea

Tankmen Battle - Somewhere In Nevada

Tankmen Battl...

Ganhe lutas com o Tankmen

Sonya the Spy - CERN Episode

Sonya the Spy...

Explore o centro de pesquisas

Ice Age Rampage

Ice Age Rampage

Ande de carro na Era do Gelo

Free Kick League

Free Kick League

Chute por cima da barreira

City Sniper

City Sniper

Encontre atiradores nos prédios

Isoball 3

Isoball 3

Labirintos muito mais complexos

The Saddest Little Zombie

The Saddest L...

7 erros em uma história de terror

Sim Taxi - Bubble City

Sim Taxi - Bu...

Dirija o táxi pela cidade divertida

Runner

Runner

Pule obstáculos enquanto corre

Catastrophi

Catastrophi

Ache o gato no planeta perdido

The Guardian - Chapter 2: The Lantern of Nightmares

The Guardian ...

Ajude o herói de Neveah

Undead Rampage

Undead Rampage

Acabe com todos os zumbis

A-Team

A-Team

Elimine soldados escondidos

Cat Salon

Cat Salon

Copie a roupa do gato

Apple Picking Dress Up

Apple Picking...

Vista a garota para pegar maçãs

Amy's Tasty Pastries

Amy's Tasty P...

Faça um bolo de aniversário

Boutique Frenzy

Boutique Frenzy

Escolha a roupa das clientes

Cinderella Beauty Dress Up

Cinderella Be...

Mude a roupa da Cinderella

Rebellious Girl Dress Up

Rebellious Gi...

Vista uma garota rebelde

Tessa's Cook - Christmas Cookies

Tessa's Cook ...

Faça biscoitos com a Tessa

Homecoming Queen

Homecoming Queen

Vista a rainha da formatura

Mais Buscados:

 

LER LIVRO MELHORA A CAPACIDADE DE CONCENTRAÇÃO

15-12-2010 11:47

 ren Hesse

The Divine Comedy: Inferno
Dante Alighieri, Mark Musa
The Divine Comedy
Dante Alighieri, Henry Wadsworth Longfellow, Sony Electronic Publishing Company
Inferno
Dante Alighieri, Stanley Lombardo
The lost boy
David J. Pelzer
A child called "It"
David J. Pelzer
The glass castle
Jeannette Walls
Who moved my cheese?
Spencer Johnson
Eat, pray, love
Elizabeth Gilbert
Codependent no more
Melody Beattie
Getting to yes
Roger Fisher, William Ury, Bruce Patton
A New Earth
Eckhart Tolle
Eat, pray, love
Elizabeth Gilbert
Johnny Tremain
Lola H. Jennings, Coleman A. Jennings, Esther Forbes
Witness
Karen Hesse

verão 2010

15-12-2010 10:46

 

 

Verão faz crescer a procura por academias - Verão 2010

22 dez. 2009 ... Verão R7. São Paulo, 14 de Dezembro de 2010 ... de exibir um corpo sarado e enxuto faz a procura por academias crescer nesta época do ano. ...
noticias.r7.com/verao/.../verao-faz-crescer-a-procura-por-academias.html - Em cache

assuntos mais procurados

15-12-2010 09:43

 assuntos mais pesquisados

saúde   atendimento ao cliente   atividade física   administração   profissão   fitness  nutrição   obesidade   suplementação   bem-estar   portal   alongamento   social   educação física   evento   fisiologia   terceira idade   musculação   academia   esportes   marketing  anabolizantes   alternativo   vestibular   cursos   personal   gestante   educação física escolar  

<< 4 | 5 | 6 | 7 | 8