A MAIORIA DOS BRASILEIROS DESCONHECEM O COLESTEROL.

12-10-2012 14:13

 

 

Maioria dos brasileiros desconhece sua taxa de colesterol

  • PDF
 
colesterol
Colesterol elevado é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares. 

O estudo intitulado Coração sob Controle, realizado em agosto deste ano pelo Ibope com 2002 pessoas de todas as regiões do País, revela que mais da metade (62%) das pessoas acima de 40 anos desconhece sua taxa de colesterol. Ainda segundo a pesquisa, 72% dos entrevistados nesta faixa etária não consomem seis porções diárias de frutas e verduras diariamente e 74% não fazem atividade física regularmente — hábitos fundamentais para o controle dos níveis desta gordura no sangue.

Conforme explica o nutrólogo Dr. José Ernesto dos Santos, professor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), os resultados da pesquisa refletem a dificuldade de adotar novo estilo de vida.

— Mudar hábitos é extremamente difícil, mas é preciso ter consciência de que adotar uma dieta balanceada e praticar exercícios são fundamentais para o controle do colesterol. Somente se esta estratégia terapêutica não funcionar, é que será necessária a associação de medicamentos.

Apesar de a maioria dos entrevistados (87%) garantirem estar dispostos a adotar uma dieta mais saudável, na prática apenas 24% come seis porções de frutas e verduras diariamente. No quesito exercício físico, o mesmo acontece, ou seja, 79% querem se movimentar mais, no entanto somente 32% se exercitam 30 minutos diários cinco vezes por semana.

Segundo o especialista, o colesterol elevado é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, especialmente em pessoas acima de 40 anos. Ele lembra que a causa mais comum do aumento do colesterol é uma dieta inadequada associada a fatores genéticos, obesidade, sedentarismo e tabagismo.

— É importante eliminar da dieta alimentos ricos em gorduras saturadas e trans, como bacon, creme de leite e manteiga, para incluir opções com fibras solúveis e fitosterol, como maçã, tomate, castanhas-de-caju entre outros.

Fitosterol

Provavelmente você já ouviu falar sobre esta substância química, mas nem imagina que ela é encontrada apenas nos óleos vegetais e nas oleaginosas e que para obter 1 g de fitosterol seria necessário consumir 280 castanhas-de-caju ou 75 maçãs.

Algumas pesquisas científicas mostram que apenas 1 g de fitosterol por dia reflete em benefícios para a saúde do coração. Isso porque, conforme explica o Dr. Ernesto, ele desempenha função semelhante ao do colesterol no organismo.

—O fitosterol bloqueia a absorção do colesterol ruim pelo organismo, mas como ele não pode ser obtido somente pela dieta alimentar, é preciso recorrer aos suplementos vitamínicos com fitosterol.

A farmacêutica Pfizer lançou o suplemento vitamínico Centrum Control, que tem fitosterol na fórmula e pode ser usado por tempo indeterminado. O produto é comercializado sem prescrição médica, já que não é medicamento, e deve ser administrado diariamente na dose de dois comprimidos. O valor mensal da suplementação é de R$ 92,00. 

*Matéria retirada do site R7 

 

  SUPLEMENTOS ALIMENTARES NACIONAIS E IMPORTADOS...zeu_no3@hotmail.com  cel:992705112

 

 

 


NÃO BASTA TER FORÇA,TEM QUE TER DETERMINAÇÃO

 

 

 

Notícias

EXERCICIOS FISICOS AUXILIAM PESO

18-01-2011 16:38

Exercícios físicos auxiliam obesos após cirurgia estomacal

PDF

Imprimir

E-mail

 


Com ajuda de exercícios físicos aeróbicos (caminhada e/ou corrida), um grupo de onze mulheres que passaram por cirurgia de redução do estômago (gastroplastia) conseguiu perder entre 8,2 e 15 quilos (kg) em três meses. O estudo da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP acompanhou os efeitos dos exercícios em mulheres obesas que se submeteram a cirurgia um ano e meio antes dos testes. Após 12 semanas de treinamento, quatro mulheres apresentaram a classificação de Índice de Massa Corporal (IMC) normal.

 

O IMC é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal: o peso corporal (em quilogramas) é dividido pela altura (em metros e ao quadrado). Em ambos os sexos, os valores de IMC para o sobrepeso encontram-se entre 25-29,9 quilos por metro quadrado (kg/m2) e, para a obesidade, encontram-se acima de 30,0kg/m2, podendo ser divididos três grupos (grau I – 30 a 34,9 kg/m2; grau II – 35 a 39,9 kg/m2 e grau III – acima de 40 kg/m2)

Antes dos testes da pesquisa e 18 meses depois da cirurgia, três mulheres estavam com obesidade severa, três se apresentavam com obesidade de grau I (menos arriscada) e cinco na classificação de sobrepeso.

“Quando observamos as pesquisas relacionadas à obesidade, constatamos que após dois ou três anos de cirurgia alguns obesos ainda apresentam a classificação de IMC em obesidade. Poucos entram na classificação de sobrepeso e/ou eutrofia (normal)”, comenta a professora Marcela Grisólia Grisoste , autora da pesquisa, destacando o resultado alcançado.

A pesquisa também avaliou a composição corporal do grupo, o que foi obtido pelo percentual de gordura por dobras cutâneas. “É um método duplamente indireto que avalia a quantidade de gordura e a quantidade de massa muscular de uma pessoa”, explica Marcela. Com os exercícios aeróbicos, as mulheres conseguiram uma redução significativa das dobras cutâneas e do percentual de gordura. A professora enfatiza a preocupação na diminuição da quantidade de gordura, pois ela “pode ser notada não somente do ponto de vista estético, mas também de qualidade de vida das pessoas, já que a obesidade está associada a um grande número de doenças crônico-degenerativas”.

Outra medição realizada pelo estudo se refere ao condicionamento físico das participantes. Para isso, a professora avaliou a frequência cardíaca de repouso delas. Houve uma redução média de 11,90 batimentos por minuto, o que demonstra melhoria na condição física.

Treinamento

A pesquisa é fruto da dissertação de mestrado de Marcela para a EEFE, com orientação do professor Luzimar Raimundo Teixeira. O treinamento aplicado consistiu, primeiramente, na avaliação da composição corporal das mulheres, identificando dados como o peso, a altura e o percentual de gordura. Durante 12 semanas, o grupo de onze mulheres realizou 60 minutos de caminhada e/ou corrida cinco vezes por semana. Após esse período, foram reavaliados todos os percentuais da composição corporal.

As onze participantes escolhidas já tinham sido operadas pela gastroplastia denominada Bypass y de Roux, técnica cirúrgica mais utilizada nos últimos 30 anos que provoca uma perda de peso e possui uma menor quantidade de complicações no paciente.

Ela ainda aponta que a pesquisa visou observar os efeitos do exercício aeróbio no grupo, sem trabalhar com outros fatores que poderiam influenciar os resultados, como uma orientação nutricional. “Talvez se tivéssemos controlado a orientação nutricional as perdas poderiam ser maiores. E quem sabe, não somente 4 estariam classificadas no IMC normal e sim todas as 11 mulheres”, comenta.

 

Texto: Felipe Maeda Camargo

 

 

Fonte: 
Agência USP de Notícias

 

VIGOREXIA MATA

18-01-2011 16:31

 Vigorexia é quando uma pessoa vê imagens destorcidas. Como por exemplo, uma pessoa que é muito forte quando se olha em um espelho se acha muito fraca. A vigorexia é também conhecida comosíndrome de adonis. Essa é uma doença que ocorre em homens que mesmo sendo o mestre da ginástica de tanto fazer exercícios e mesmo tendo um corpo escultural e forte não conseguem enxergar isso no espelho. A vigorexia também pode ocorrer em mulheres, mas com uma freqüência bem menor.

 

Vigorexia

Vigorexia

A vigorexia geralmente ocorre em pessoas que praticam musculação e também fazem fisiculturismo ao extremo. É muito importante saber que nem todas as pessoas que malham e que fazem fisiculturismo sofrem dessa doença. Algumas pessoas que estão em academias malhando fazem exercícios com exagero e não conseguem enxergar de maneira nenhuma que estão exagerando e nem mesmo conseguem ver que estão fortes. Esses exercícios exagerados se tornam uma obsessão e com isso a pessoa acaba ficando com a vigorexia. Agentes de saúde estão sempre atentos a tudo isso, mas mesmo assim muitos casos não chegam ate o conhecimento deles.

 

Foto Vigorexia

Foto Vigorexia

Quando se trata de uma pessoa com vigorexia é bem complicado, pois a obsessão por músculos acaba levando essas pessoas a utilizarem anabolizantes para ficarem cada vez mais musculosos e isso causa danos irreversíveis à saúde. Os anabolizantes fazem muito mal as pessoas e mesmo assim eles não se importam e continuam a usar o produto. Para fazer exercícios físicos é importante sempre procurar um bom médico e essa é uma das muitas dicas de segurança para que se possa malhar sem ter problemas. É muito ruim usar produtos como esses e os maus que podem causar chegam até mesmo a matar pessoas. A pessoa toma anabolizantes fica depressiva e isso não é nada bom para a saúde. Infelizmente comprar esses produtos é muito fácil, pois muitas academias vendem para seus alunos com o intuito de ganhar muito dinheiro e com isso não se preocupam com a saúde de seus alunos que podem estar desenvolvendo um quadro de vigorexia.

 

Causas Vigorexia

Causas Vigorexia

A vigorexia afeta de maneira tão forte que as pessoas nem se preocupam com os danos que ela pode causar e somente se importam em ficar com músculos grandes. A pessoa que sofre de vigorexia não pensa somente em ter os músculos avantajados, mas também em mostrá-los todo o tempo. Alguns sintomas que mostram que uma pessoa esta exagerando nos treinos são: Insônias, maior susceptibilidade a infecções, dores musculares persistentes, Ritmo cardíaco elevado quando se esta parado, depressão, perda de motivação, menor desempenho sexual, cansaço, irritabilidade, maior incidência de lesões, perda de apetite, perda de peso e sem contar o desempenho sexual que fica bem ruim. Fique alerta a todos esses sintomas e tome cuidado.

 

FONTE: WWW.CULTURAMIX.COM

STROGMAN OS HOMENS MAIS FORTES DO MUNDO

18-01-2011 16:27

 

 

  • Através dos tempos em todas as culturas existentes sobre a terra sempre houve uma fascinação em se conhecer quem é o homem mais forte do mundo.
  • STRONGMAN é a culminação moderna deste fascínio.
  • A IFSA- INTERNATIONAL FEDERATION STRONGMAN ATHLETES surgiu como uma entidade regulamentadora desta modalidade esportiva em 1995.

 
  • A IFSA- Internacional Federation Strongman Athletes é:
  • A entidade reguladora desta modalidade esportiva.
  • Agente Exclusivo de todos os atletas mundiais.
  • A IFSA licencia produtos que tenham vínculo com a modalidade do esporte com a intenção de melhorar e desenvolver esta modalidade esportiva e seus atletas.

  • A IFSA, possui 30 federações nacionais em todo mundo para acompanhar de perto a modalidade esportiva.
  • Estas federações são responsáveis por manter a imagem do esporte como um esporte de entreterimento familiar, a seriedade das competições e a saúde dos atletas participantes.
  • Foi criada uma política de controle da saúde dos atletas federados, incluindo programas anti-doping

A MAIOR TRAGÉDIA DO BRASIL

17-01-2011 16:09


 

ESCALADA,SQUASH E REMO AS PRATICAS DEPORTIVA MAIS SAUDÁVEIS

17-01-2011 15:38

 Escalada, Squash e Remo as práticas desportivas mais saudáveis

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Conheça os critérios de avaliação da revista norte-americana Forbes para eleger os 10 esportes mais saudáveis

formula1

17-01-2011 15:35

 

Em Florença, Neto diz ter feito escolha de vida (Divulgação / Site Oficial)

ITÁLIA

Em Florença, Neto diz ter feito escolha de vida

Fiorentina apresentou goleiro nesta segunda

Leonardo traz de volta as virtudes do Inter de Milão (Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)

TABULEIRO

Leonardo traz de volta as virtudes do Inter de Milão

Confira o novo blog 
de análises táticas

FILMES MEGA VIDEOS

15-01-2011 11:52

 https://www.filmesmegavideo.net/HOME

MUSCULAÇÃO E ALIMENTAÇÃO

15-01-2011 11:09

    •  

    Clique aqui!


    <

    DJ. TIESTO SITE OFICIAL

    15-01-2011 10:38

     Header_logo